Mudança de rumo

Bosch torna-se mais leve com o tão esperado motor ebike SL de 2kg, potência de pico de 600W  e 55Nm

O Performance Line SX é o primeiro motor leve da marca alemã, com um peso reivindicado de 2kg.

Marca alemã tem como alvo os mercados de cascalho elétrico, commuter e MTB com o novo motor Performance Line SX e bateria de 400Wh

A notícia chega quando a marca apresenta uma série de inovações e recursos para o ano modelo 2024, todos projetados para tornar a experiência eBiking ainda mais personalizável e pessoal, independentemente do tipo de pilotagem preferido de um eBiker.

© Bosch

Anunciado na eurobike, em Frankfurt, a série de recursos digitais e produtos físicos inclui alguns disponíveis já no verão de 2023.

“O sistema inteligente representa o futuro digital do eBiking. Com ele, as experiências físicas e digitais da eBike se fundem. Para inspirar continuamente os eBikers, estamos continuamente expandindo o sistema inteligente com novos hardwares e recursos digitais”, explica Claus Fleischer , CEO da Bosch eBike Systems. “No próximo ano modelo, temos inovações de produtos correspondentes para bicicletas eGravel minimalistas, bicicletas eUrban elegantes e bicicletas eMountain leves – garantindo ainda mais conforto e diversão de longa duração.”

Bosch sobe na balança e muda o rumo

O segmento de eMTBs leves está sendo negociado em alta. Seu impacto no mercado vem crescendo há anos com a adição de novos fãs, o que o torna uma opção muito atraente para as marcas. A Bosch, um dos mais renomados fabricantes de unidades de energia elétrica, apresenta agora seu primeiro motor leve.

© Bosch

O Bosch Performance Line SX oferece um torque mais contido do que seu irmão mais velho -o Performance Line CX- de 55 Nm. Isso representa uma redução significativa em relação a outros produtos da empresa alemã, embora a menor potência seja compensada por uma relação mais suave entre o esforço do ciclista e a assistência que ele recebe.

Seguindo os números, o modelo tem uma potência de pico de 600 watts e uma potência contínua de 250 watts.

Um dos pontos fortes deste motor é que a Bosch conseguiu, segundo a própria marca, reduzir a resistência à pedalada em mais de 50%. Além disso, o design mais estreito da manivela garante que a resposta seja direta e suave para uma sensação muito parecida com a de uma muscle bike.

© Bosch

Quanto à leveza, o Performance Line SX fica em torno de 4 kg se contarmos o peso total do sistema; que são divididos em 2,05 kg do motor e outros 2 kg da bateria CompactTube de 400 Wh e o restante dos elementos. A Bosch optou por uma carcaça de magnésio, que sem dúvida é parcialmente responsável por seu baixo peso.

Além disso, a Bosch oferece a possibilidade de aumentar a quantidade de energia disponível com uma bateria extra pequena que fornece mais 250 Wh com um peso adicional de 1,6 kg.

Além dos conhecidos modos Tour+ e eMTB, eles projetaram um especialmente adequado para gravel e elétrica urbana, chamado ‘ Sprint’, um modo que proporcionará uma condução mais esportiva neste tipo de bike. É uma opção pensada para o ciclista usar em situações onde a cadência é alta.

Entre seus atributos também conta com auxílio inteligente no controle de partida em subidas.

© Bosch

O CEO da Bosch eBike Systems, Claus Fleischer, diz que com este motor eles são direcionados “acima de tudo para ciclistas esportivos, para quem um baixo peso total é importante para pedalar rápido e experimentar a fluidez natural”. Além disso, frisa que “o nosso objetivo era manter a qualidade, desempenho e fiabilidade típicos da Bosch e transferi-los para bicicletas leves e ágeis”.

Espera-se que o Performance Line SX chegue ao mercado nesta primavera. Você pode encontrar mais informações no site da Bosch .