A popularização das diversas modalidades do ciclismo no país, o aumento de praticantes e, consequentemente, o significativo número de bicicletas de alto valor agregado estão chamando a atenção de oportunistas.

Frequentemente há relatos de bikes furtadas antes ou após as competições. Os riscos podem ser minimizados ou evitados se alguns cuidados e atenções forem adotados.

Elaboramos aqui 9 dicas para você, ciclista amador ou profissional que participa de competições.

1. Não deixe a bike no carro

Muitos casos de furtos são de bikes nos automóveis. Evite esse comportamento, seja na chegada da competição, no fim ou nos passeios pela cidade da competição. Prefira deixar a bike em áreas reservadas do local de hospedagem ou mesmo da prova.

2. Mantenha sua bicicleta sempre visível

Após o fim do reconhecimento, do treino, da prova, refeições ou durante o pódio, é natural relaxarmos e deixarmos a bike encostada perto de outras. Todo cuidado é pouco nesse momento!

Sempre deixe ela visível e quando não for possível, peça para alguém de confiança olhar.

3. Giro pela cidade

É natural e saudável explorar a cidade e as imediações da competição. Não faça isso sozinho e opte por grupos com três ou mais ciclistas. Informe-se sobre os lugares mais perigosos da região e os evite. Não rode perdido e pesquise antes o trajeto.

4. Aquela ida rapidinha ao banheiro

Esse é um momento em que você deve redobrar a atenção, já que não é possível ir no banheiro com a bike. Esse pode ser o tempo suficiente para tê-la furtada.
Assim como na dica 2, deixe ela em um local seguro ou mesmo peça para alguém de sua confiança cuidar.

5. Quanto custa sua bike?

Aquela pergunta que todos nós estamos cansados de ouvir e que é feita geralmente por quem é leigo. A resposta pode ser uma preciosa informação para alguém com más intenções. Quando um desconhecido ou alguém que não for do segmento fizer essa pergunta, não diga o valor real.

6. Treinamento

Muitos circuitos ficam abertos durante o ano e são usados para treino. Caso vá antes da semana da disputa, procure ir com mais pessoas e se informe sobre o índice de assaltos na região.

7. Posso dar uma voltinha?

Parece óbvio, não é? Mas muita gente ainda cai nessa conversa.

8. Hospedagem segura

Muitos hotéis e pousadas não tem estrutura para acomodar bikes e não as permitem nos quartos. Explique o valor aos atendentes e procure uma solução. Caso não se sinta confortável com a situação, pergunte se o recinto se responsabiliza e informe novamente o custo. Caso a resposta ainda seja não, insista para deixá-la no quarto. Se ainda assim não for possível, mude de hotel! Ninguém dorme tranquilo inseguro e eles precisam respeitar isso.

9. Faça um seguro

De nada valem os cuidados acima diante de uma situação extrema, como um assalto à mão armada. Um bom seguro, além de furtos e roubos, também cobre os danos na bike durante treinos e competições; o que o torna uma opção imprescindível para quem tem uma bike de competição.

Oferecimento: veloseguro

O seguro de bicicleta cresce como opção para os ciclistas, este link explica melhor como funciona.