fbpx
Início MTB Em nova série, Avancini expõe rivalidade e revela ‘lado oculto’ de ciclista...

Em nova série, Avancini expõe rivalidade e revela ‘lado oculto’ de ciclista campeão olímpico

Henrique Avancini e Nino Schurter disputam etapa da Copa do Mundo de MTB XCO, em Petrópolis (Crédito: Fábio Piva/Red Bull Content Pool)

Em ‘Efeito Avancini’, disponível pela Red Bull TV, ciclista brasileiro comenta sobre disputas com Nino Schurter e bastidores dessa relação no pelotão

Medalhista de ouro na Rio-16, dez vezes campeão mundial e oito vezes vencedor no ranking geral da Copa do Mundo de MTB XCO. Tido como Michael Jordan ou Lewis Hamilton do mountain bike, o suíço Nino Schurter tem um currículo que impressiona. Mas o que poucos conhecem é a personalidade competitiva do ciclista, exposta de modo único pelo melhor brasileiro da história do esporte, Henrique Avancini.

No terceiro episódio da sua nova série ‘Efeito Avancini’, disponível pela plataforma de streaming Red Bull TV por meio do link https://www.redbull.com/br-pt/episodes/efeito-avancini-s1-e3 e lançado nesta quarta-feira (21), o petropolitano conta bastidores da sua relação com o europeu e como essa rivalidade impulsionou a sua carreira e o cross-country olímpico.

“Ele tem a frieza para aumentar e tirar o ritmo em momentos que são muito inesperados. Faz o atleta se perguntar o que ele está fazendo. Ele tem a capacidade de soltar pequenas palavras, pequenas frases ao longo da corrida, que ninguém vai escutar, além de quem está ali perto. Ele tem a capacidade de preparar todo o staff dele para gerar momentos de quebra de padrão de pensamento, de construção de um estado mental para uma competição. Às vezes, ele começa a competir muito antes da largada. Ele trabalha o resultado sem você perceber.

© Bartek Wolinski / Red Bull Content Pool

De alguma forma, ele inibe que os outros atletas entreguem o melhor deles. É, principalmente, jogo mental”, afirma Avancini. Ao longo do episódio, Avancini relembra uma prova, em 2017, quando os dois disputaram roda a roda a primeira posição e, ao cruzar a linha de chegada, Schurter olhou fixamente ao brasileiro. Em 2019, a rivalidade ficou ainda mais aflorada durante o Cape Epic, competição na África do Sul em que Henrique chegou como o atleta mais bem preparado fisicamente.

“Ele ficou incomodado. Naquele momento, nenhum atleta havia confrontado o Nino fora da bike. Ele se posiciona como alguém super legal, mas, na real, ele é um competidor dos mais ferozes, do mais canibal que você pode imaginar. Se estiver no caminho dele, ele passará por você. E eu vou cutucá-lo neste momento”, diz o petropolitano da Cannondale Factory Racing Team.

O terceiro episódio da série ‘Efeito Avancini’ ainda traz declarações fortes do brasileiro e de pessoas que acompanharam de perto essa rivalidade, assim como bastidores de competições e a vitória no XCO de Nové Mesto, em 2020, sendo a primeira da história do País em Copas do Mundo e, Henrique, a conquistou em uma ultrapassagem por Nino.

Coproduzida pelo Canal OFF, a série está disponível na Red Bull TV, por meio do link http://www.redbull.com/EfeitoAvancini. Por lá, o público pode acompanhar os dois primeiros episódios. Os demais serão lançados semanalmente na plataforma.

© Fábio Piva / Red Bull Content Pool

Ficha Técnica:

Co-produção: Tehua Filmes e Urge Filmes

Direção: Caio Suzarte

Direção de fotografia: Gabriel Moraes

Roteiro: Andrea Kurachi e Tetê Cartaxo

Produção Executiva Tehua: Eduardo Laiola, Julia Mattos e Rafael ReissProdução Executiva Red Bull: Gustavo Chiappetta, Nikolas Fonseca e Daisy Almeida

© Fábio Piva / Red Bull Content Pool

SOBRE A RED BULL TV

A Red Bull TV é um canal global de entretenimento digital com programação além do extraordinário disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Combinando eventos ao vivo, uma extensa biblioteca On Demand e os melhores momentos de eventos que incluem esportes radicais como surfe, skate e bike, além de festivais de música, dança, séries originais, longas-metragens e documentários. A Red Bull TV oferece uma experiência de visualização envolvente pelo site redbull.tv, assim como em seu aplicativo ou via Smart TV.

ONDE ASSISTIR

Assista à programação da Red Bull TV pelo link https://www.redbull.com/br-pt/discover ou pelo aplicativo Red Bull TV, disponível nas TVs Samsung, Sony BRAVIA, aparelhos Blu-Ray, PlayStation®4 (PS4™), PlayStation®3 (PS3™) e Apple TV. O aplicativo também pode ser baixado nos sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. O download também está disponível nos seguintes dispositivos: Amazon Fire TV, Kindle Fire, Nexus, Roku e Xbox 360.

Sobre o Canal OFF

Sonhe, explore e descubra novos horizontes onde conquistas se transformam em grandes histórias, discussões, pontos de vista e questionamentos. 

Personagens agregadores conectam esportes do ar, água, terra e neve com temas como bem-estar, sustentabilidade, transformações sociais e diversidade, mostrando experiências únicas em cenários paradisíacos e com um conteúdo exclusivo embalado por trilhas sonoras inspiradoras. O Canal OFF está no ar nas versões SD e HD das principais operadoras de TV paga do país e com conteúdos específicos para plataformas como YouTube,Facebook,Instagram,Twitter e Spotify. Parte de sua programação também pode ser acessada pelo Globoplay.