Investir em ciclovias rende votos no exterior e tem apoio da população no Brasil

Em Londres, Paris e Barcelona, prefeitas e prefeitos que investiram na bicicleta tiveram de lidar com motoristas revoltados, mas conquistaram votos e acabaram reeleitos.

No Brasil, essa tendência ainda não está consolidada nas urnas. Mas entre a população, investir na mobilidade ativa, com mais espaço para pedestre e ciclistas, tem grande aprovação popular.

Pesquisa feita em diversas cidades brasileiras apontou que investir em ciclovias é uma política de grande apoio popular. Em São Paulo, 77% dos entrevistados se declararam favoráveis ou muito favoráveis às ciclovias existentes na cidade e 85% disseram ser a favor de novas vias para ciclistas.

No Rio de Janeiro a aprovação é ainda maior. A grande maioria (78%) concorda que o poder público deve investir mais em um sistema de transporte que priorize deslocamentos de bicicleta e a pé após a pandemia e maior parte é favorável ou muito favorável (90%) à implementação de novas ciclovias e ciclofaixas na cidade.

Os dados são do Caderno Mobilidade & Covid e já estão disponíveis os resultados da pesquisa para as cidades de São Paulo, Recife e Fortaleza. Os números do Rio de Janeiro serão lançados na próxima quinta-feira, 11 de novembro. Os cadernos são uma iniciativa do Cebrap.

Resultados eleitorais no exterior mostram força da mobilidade ativa nas cidades: https://bit.ly/VotosVsBikelash

Os impactos da pandemia na mobilidade do Rio de Janeiro: https://bit.ly/MobilidadeCovidRJ

Leia mais sobre os Cadernos Mobilidade & Covid: https://bit.ly/MobilidadeCovid

Os números sobre mobilidade na pandemia em São Paulo:  https://bit.ly/MobilidadePandemia

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto:  http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike