Bicicletas elétricas têm sido alvo de empresas já conhecidas mundialmente, como a Bosch e a Panasonic, que criam sistemas elétricos para as e-bikes, e são marcas que muitos de nós temos dentro de casa, em eletrodomésticos e ferramentas diversas. Na própria indústria ciclística, empresas tradicionais de acessórios também entraram para o segmento das elétricas.

E é curioso ver como as bicicletas elétricas têm invadido salões de automóveis mundo afora. Designers de marcas automobilísticas famosas criaram protótipos impressionantes, alguns já em comercialização. Veja uma lista de marcas, conhecidas do público em geral, e suas criações elétricas.

Opel

No Salão de Genebra, em 2012, a alemã Opel apresentou a RAD-e, também resgatando a história da empresa, que começou com a fabricação de máquinas de costura, em 1863, e passou a fabricar bicicletas, em 1886. O design deste protótipo segue a filosofia da empresa: “arte escultural aliada à precisão alemã”. Os engenheiros da empresa construíram o quadro oco feito de aço prensado, com sistema pedelec, motor de 250 W e bateria de lítio. A Opel também desenvolveu um porta-bicicleta, chamado FlexFix, onde a bicicleta pode ser recarregada enquanto o automóvel se locomove. A RAD-e também é equipada com um sistema de controle através de smartphone, que gera informações sobre autonomia, velocidade e localização.

Ford

© Divulgação

Em 2011, no Salão do Automóvel de Frankfurt, a estadunidense Ford apresentou um protótipo denominado E-Bike Concept. Destaque para a correia de carbono, ao invés de corrente. Aqui no Brasil, em 2013, foi anunciado que as concessionárias da Ford venderiam bicicletas elétricas: um modelo dobrável e um modelo Confort, custando por volta de R$ 4.500.

Audi

© Divulgação

Em 2012, em um evento que reúne marcas do grupo alemão Volkswagen, a Audi apresentou um protótipo de e-bike chamado Wörthersee focada em desempenho, com estrutura de fibra de carbono ultra-leve, computador de bordo com tela de toque e design futurista. O selim, por exemplo, possui uma faixa luminosa brilhante, imitando a luz de freio de uma moto.

Kia

© Divulgação

A fabricante coreana levou duas bicicletas elétricas ao Salão de Genebra, na Suíça, em março deste ano. Os dois protótipos, apelidados de KEB (sigla de Kia Electric Bicycle), têm propostas diferentes: um é pensado para uso urbano, outro é estilo mountain bike. Ambas possuem tração traseira, motor elétrico de 250 watts, bateria de íon-lítio, são pedelecs e pesam cerca de 25 kg. Interessante lembrar que a Kia começou suas atividades, em 1944, como fabricante de bicicletas, antes de se tornar uma das mais expressivas produtoras de automóveis do mundo. Não há informações sobre o preço, nem previsão de lançamento.

© Divulgação

Peugeot

© Divulgação

No início da década de 1880, Armand Peugeot criou a Grand-Bi, bicicleta que deu início à marca francesa. Em 2009, a marca retomou ao mercado ciclístico com um protótipo de bicicleta elétrica. Desde 2010, a Peugeot vende e-bikes na Europa, estando na vanguarda das empresas de automóveis que comercializam bicicletas elétricas. Possui um departamento próprio, a Peugeot Cycles, que inclui também modelos sem auxílio elétrico. São 12 modelos elétricos comercializados pela empresa, incluindo clássicas, confort, MTB e exemplares mais compactos e urbanos.

BMW

© Divulgação

Em 2012, a alemã BMW produziu, em série limitada, bicicletas elétricas dobráveis em uma campanha de relações públicas para apresentação de um novo carro-conceito elétrico, o i3. Esta e-bike era apresentada como uma extensão do carro, já que cabia no porta-malas e serviria para complementar os trajetos. Em 2013, a empresa lançou a Cruise E-bike, uma e-MTB que agora, em 2014, foi atualizada. Um detalhe interessante nesta bike é que a bateria ficou localizada no tubo inferior e os cabos passam por dentro do tubo. O motor middrive da Bosch complementa o ar elegante desta e-bike. Isso mostra que a empresa tem se empenhado e investido tempo, dinheiro e pesquisa para produzir uma bicicleta elétrica que entre em definitivo nos catálogos da empresa. Na Alemanha, a BMW Cruise custa 2.799 euros, ou aproximadamente R$ 8.650.

© Divulgação

Volkswagen

© Divulgação

No Auto China 2010, a Volkswagen apresentou a primeira bicicleta elétrica da fabricante alemã, baseada no conceito “Think blue”, que reúne uma série de soluções ecológicas para motivar um comportamento mais responsável e de contribuição para um futuro sustentável. Esta e-bike é pequena e dobrável, também com a proposta de ser um complemento ao carro. O ponto negativo dela é que não tem pedais, só acelerador.

© Divulgação
© Divulgação