Canyon quer atrair motoristas com bicicletas ‘SUVs’ e cargueiras

A Canyon coloca o ciclismo urbano como uma das suas principais prioridades para os próximos anos. O diretor geral da fabricante alemã, Nicolas de Ros Wallace, explicou que a marca pretende atrair os pilotos com seu Pathlite ‘SUV’ e com outros modelos -entre eles uma cargueira- que ainda estão por vir.

Para o jornal Financial Times, Nicolas de Ros Wallace expressou o potencial que a marca vê nas bicicletas urbanas. Na verdade, eles estabeleceram a meta ambiciosa de dobrar as vendas desse tipo de bicicleta em apenas três anos.

Desta forma, esperam que em 2025 as vendas urbanas também dupliquem a sua percentagem nas vendas totais, passando a representar 20% de todas as bicicletas que vendem (enquanto agora essa percentagem é de 10%).

Nesse sentido, de Ros Wallace explicou que os modelos mais robustos e adequados às necessidades dos habitantes da cidade – como as compras – são “uma prioridade fundamental”.

© Canyon

O mercado de bicicletas está crescendo. A pandemia foi um impulso para um setor que hoje bate recordes. Diante desse cenário, a Canyon espera colocar grande parte de seus esforços nas bicicletas urbanas. “Vemos um tremendo crescimento no ciclismo urbano”, comentou o CEO.

A verdade é que muitas cidades estão dando às bicicletas um papel que até agora era reservado aos carros e outros veículos motorizados.

Uma mudança que não passou despercebida por Ros Wallace, que completa um ano à frente da marca em março. “Todas as cidades estão caminhando para a mobilidade (sustentável) e construindo ciclovias”, explica.

Segundo a sua tese, este novo conceito de mobilidade é também acompanhado por uma mudança de mentalidade dos usuários, que veem como os combustíveis estão ficando mais caros e sentem a necessidade de ter um estilo de vida mais ativo.

A aposta da Canyon é levar o espírito ciclístico aos motoristas. “Se você mora em uma cidade e quer ir de A a B, não precisa de carro”, continua ele, ao Financial Times.

Para sustentar esse argumento, de Ros Wallace aponta que os benefícios existem mesmo no caso das bicicletas de alto padrão, pois, em comparação com os veículos motorizados tradicionais, são “mais baratos, mais sustentáveis, você não paga seguro e pode estacioná-las qualquer lugar”.

Mas, por mais que o vento sopre a favor das bicicletas, convencer quem circula pela cidade de carro a parar de fazê-lo pode não ser uma tarefa fácil. Por isso, a Canyon concebeu uma estratégia para seduzir os condutores.

Em primeiro lugar, apostaram no Pathlite ‘SUV’, um modelo urbano que foi lançado em abril deste ano e com um apelido -SUV- que emula o nomenclador do carro e já dá uma ideia do que a Canyon quer transmitir. É uma bicicleta “off-road” para a cidade; grosso modo, é uma elétrica urbana com pneus de 2,5”, bateria de 750Wh, motor Bosch Performance Line CX e bagageiro.

Em segundo lugar, a marca prepara mais lançamentos. Sem entrar em detalhes, de Ros Wallace limitou-se a dizer que a maioria também será elétrica e que será lançada nos próximos três anos. Além disso, ele destacou que uma delas será uma cargobike.

A Canyon também está investindo em aplicativos que orientam os ciclistas sobre rotas, segurança e manutenção. Um novo caminho para os alemães, que querem se firmar em um mercado que não seja apenas de fabricantes de bicicletas.

Foto: Divulgação Canyon

Legenda: Canyon Pathlite:ON 7 SUV

Fonte