Vida de Atleta

Ao sintonizar na Rádio CBN Curitiba 95,1 FM, às 15h45, toda quarta-feira, você vai ouvir conteúdo educativo e reflexivo sobre o universo do ciclismo, na coluna semanal Pedala Curitiba.

 A mente e a voz que guia o programa é de Cynthia Duarte, ciclista profissional há mais de 25 anos, campeã brasileira de pista e paranaense em várias modalidades.

Hoje, essa ciclista comunicadora convida você a conhecer como o esporte é um aprendizado sobre conquistar espaços e sobre transformar o mundo pelo propósito.

© Cynthia Duarte

Mulheres sobre a bike podem tudo!

Nascida e criada em Curitiba (PR), Cynthia é, desde pequena, uma atleta nata.

Sempre ativa, sempre em movimento, estudou e praticou balé na infância, mas teve uma conexão magnética com a bike em 1993.

“Ganhei uma bicicleta de mountain bike e fiquei super empolgada, mas trabalhava o dia inteiro, não tinha muito tempo. Aí, conheci os malucos do Night Bikers, uma galera incrível que sai à noite do Largo da Ordem para andar de bike em Curitiba. Desde então, não desci mais da bicicleta”.

Quilômetro a quilômetro, Cynthia foi se desafiando, o corpo foi respondendo e a paixão pelo esporte competitivo seduziu a atleta de forma tão arrebatadora, que largou a carreira no Comércio Exterior e mergulhou de vez nos treinos profissionais.

“Quando eu comecei, eu era a única mulher do pelotão. Hoje, acho sensacional ver grupos específicos de mulheres, como as Penélopes Charmosas. O ciclismo é pertencimento. Me ensinou a conquistar meu espaço. O que eu escolher como objetivo vai ser meu”.

Cynthia então começou a conciliar trabalho e pedal de alta performance, competindo e se desafiando em provas nacionais. Mesmo a gravidez não foi motivo para descer da bike. Muito pelo contrário.

“Eu engravidei no auge da minha carreira. Trinta dias depois do nascimento da minha filha, eu não conseguia pedalar nem 10km. Tive muito medo. Perdi performance, mas continuei treinando. Com 8 meses, fui bronze no Campeonato Paranaense de Contrarrelógio. E, quando minha filha completou 6 anos, fui campeã brasileira de ciclismo de pista”, celebrou.

“A gente pode tudo. Engravidar e voltar a competir profissionalmente! Minha mãe começou a pedalar aos 70 anos. Hoje, temos pessoas de todas as idades descobrindo que podem pedalar, que podem ter novos desafios na vida. Pedalar é ser feliz.”

Ser feliz e devolver à sociedade

Cynthia se aposentou das competições profissionais em 2014, mas, de novo, não desceu da bike.

“Eu segui treinando, comecei a olhar ao redor e percebi o aumento do número de ciclistas iniciantes. Me atentei à falta de segurança, tanto no comportamento dos novos ciclistas, quanto no ambiente, no trânsito. A cidade era e ainda é pouco preparada para a chegada dos seres pedalantes”, explica.

Foi aí que o pedal ganhou um novo propósito na vida da campeã brasileira. Cynthia tem uma campanha permanente de segurança para os ciclistas desde 2015 e tornou- se uma “ciclista falante”, para popularizar segurança e conhecimento sobre a bike.

“No esporte, aprendi a olhar o mundo com mais generosidade e me esforçar para retribuir. Meu trabalho hoje é devolver para a sociedade tudo de bom que o ciclismo me trouxe.”

Cynthia já cobriu competições para o SportTV, criou uma coluna na Gazeta do Povo, um programa na TV Educativa, uma série de jornalismo esportivo para a Band TV e muitos outros esforços para levar mais segurança e informação para o dia a dia dos ciclistas urbanos.

Mas, incansável como toda atleta, ela não parou por aí. Atualmente, a campeã é coordenadora de comunicação no Programa do Estado do Paraná de Implantação de Ciclorrotas, o Pedala Paraná.

Um trabalho primoroso de transformação viária e urbana, que conta também com a realização de blitz educativas para motoristas e para os ciclistas.

“Eu trabalho com educação e com esporte no Brasil. A gente sabe a dificuldade dessas duas áreas. Mas esse é meu propósito, é o que me motiva e me faz feliz: preparar ciclistas para pedalar com segurança, mas preparar também o ambiente, para que o espaço público e a sociedade consigam receber ciclistas urbanos”.

Pedalar é o futuro!

“Pedalar é mais do que o equilíbrio em cima das duas rodas. O ciclismo traz equilíbrio emocional e impacta tudo. O esporte foi a saúde da minha filha, foi minha fonte de perseverança, foi uma escolha para aprender que a dor transforma. Pra mim, estar em cima da bicicleta é uma terapia que impacta tudo: vida profissional, pessoal e equilíbrio para enfrentar os perrengues.”

Cynthia conhece a fundo o universo de paixão que movimenta o ciclismo. E convida você a experimentar essa aventura no presente, para, juntos, acelerarmos nosso contato com as demandas de sustentabilidade que o mundo tanto precisa.

“Num futuro muito próximo, os grandes centros urbanos serão sobre se movimentar de bicicleta. A gente tem que acolher esses ciclodesportistas que estão chegando e apresentar o ciclismo como linguagem universal”, explica.