Realizada em Amsterdã e organizada pelo escritório NEXT architects, a segunda edição da bienal foi lançada em 17 de junho. Quinze projetos de nove países formam a bienal; eles foram selecionados por sua capacidade de demonstrar como as soluções de design podem ir além do funcional, e também levar a estilos de vida mais saudáveis, comunidades mais inclusivas, um meio-ambiente mais limpo ou uma economia mais sustentável. Confira alguns dos projetos selecionados pela bienal:

Xiamen Bicycle Skyway, na China

Essa ciclovia projetada pelo escritório Dissing + Weitling tem 8km de extensão e passa sobre uma rede aérea de ônibus da cidade.

Ponte Ölhafen em Raunheim, na Alemanha

Kirsten Bucher/BYCS

Projetada pela Schneider + Schumacher, a ponte curva abrange uma entrada de 70 metros de largura no porto de petróleo da cidade. Foi projetada para evitar o contato dos petroleiros com o público.

Junção em Barcelona, na Espanha

Jordi Surroca e Gael del Rio/BYCS

Uma junção de um anel viário e uma via expressa era uma barreira para pedestres e ciclistas de Barcelona, na Espanha. Agora, um novo caminho, construído pela Batlle i Roig, oferece uma travessia mais fácil, que corta quase 500 metros da antiga rota.

Ciclovia ‘submersa’ em Limburgo, na Bélgica

Luc Dalemans/BYCS

Projetada pela Lens°Ass Architects, a ciclovia tem mais de 200 metros de ciclovia com água ao nível dos olhos em ambos os lados. Cerca de 700 ciclistas passam por ali todos os dias.

Ciclovia entre as árvores em Limburgo, na Bélgica

Toerisme Limburg/BYCS

Feito pela BuroLandschap, a construção tem cerca de 700 metros de comprimento, e uma altura de até 10 metros, passando pela floresta de Pijnven.

Mais sobre a Bienal de Arquitetura das Bicicletas

A BAB foi criada e dirigida pela BYCS, empresa social com sede em Amsterdã que trabalha em todo o mundo para acelerar o progresso do ciclismo. O objetivo da bienal é inspirar e imaginar novas possibilidades para cidades feitas para pessoas. Os arquitetos participantes exploram o desenho urbano das cidades por meio de projetos sociais, econômicos e ambientais.

A exposição é dividida em três temas: Rotas, Conexões e Destinos. Bart Reuser, sócio fundador da NEXT, disse: “Apresentamos orgulhosamente algumas conquistas incríveis no campo da arquitetura de bicicletas; os designs transmitem o equilíbrio entre mover-se rapidamente e de forma saudável, mas também diminuem a velocidade para criar lugares prósperos e habitáveis. A arquitetura de bicicletas pode ser usada para experimentar o ambiente na forma de rotas, para interligar barreiras na forma de conexões e para criar destinos onde pessoas e culturas se reúnem. O mais encorajador é que os projetos selecionados não vêm apenas de lugares com culturas ciclísticas desenvolvidas, mas também de lugares que não têm esse contexto ideal, mas ainda assim estão mostrando o que é possível. Isso nos torna esperançosos de que exemplos inspiradores podem surgir em todos os lugares”.

Maud de Vries, CEO da BYCS, comenta: “O ciclismo é muito mais do que uma solução de transporte para as cidades. Ao melhorar a saúde mental e física, abordando a poluição do ar e a mudança climática e aproximando as comunidades de formas dinâmicas, é também uma poderosa ferramenta de transformação. Cada cidade ou bairro tem o potencial de se tornar uma história de sucesso através do ciclismo. Com esta bienal, queremos oferecer a inspiração para que isso aconteça, por isso esperamos que muitas cidades aceitem a oferta para hospedar a BAB em sua turnê internacional”.

Todos os projetos selecionados estão disponíveis para visualização na galeria online em bycs.org.