Os banhos em águas termais ajudam na circulação, relaxam os músculos e aliviam as articulações doloridas. Bormio, na Itália, é conhecida por oferecer estes banhos há mais de 2000 anos. Desde os tempos romanos, os visitantes da comuna italiana acorrem para suas fontes termais.

E lá, essas vantagens médicas são utilizadas por turistas e ciclistas para aliviar a tensão nas pernas e na mente. Até mesmo cavalos e ovelhas têm a oportunidade de colocar seus cascos nos banhos termais e relaxar de vez em quando.

No agitado e estressante mundo moderno, a busca por relaxamento e regeneração torna-se cada vez mais popular. Neste sentido, Bormio é um oásis de calma e rejuvenescimento. A água quente, de 37°C a 43°C, alivia o estresse e ajuda na prevenção de infecções.
Desde o século XII, agricultores locais também aproveitam essas possibilidades únicas para manter seus animais em boa saúde. O banho em água termal alivia os cavalos ou prepara as ovelhas antes da tosquia. O “Baitel” foi construído com esta finalidade, com tanques próprios onde o pastor pode levar o animal. Hoje, essas antigas piscinas tornaram-se “Os Banhos de Saturno”, que oferecem terapia de música subaquática e água em diferentes temperaturas para o prazer dos visitantes. Mas o antigo costume permanece: com a permissão do Bagni Nuovi, agricultores locais ainda podem levar seus animais para banhar em um tanque especialmente reconstruído.

Como os icônicos Passos de Gavia e Stelvio, palco de míticos acontecimentos do Giro d’Italia, estão na região de Bormio, o local é um paraíso para treino e recreação para ciclistas de estrada e também entusiastas de mountain bike. Eles recorrem aos banhos termais para a regeneração entre as sessões de treino ou etapas de competição. Segundo o Dr. Cinzia Fiorentini, do Spa Bormio Terme, “existem três componentes que determinam o nível de regeneração: hidratação e nutrição, relaxamento muscular e recuperação mental. Massagens e banhos em água termal podem fazer milagres para pernas cansadas e doloridas. O calor da água alivia a tensão e a alta concentração de minerais pode aliviar qualquer dor”.

A ciclista alemã Nadine Rieder recorre a Bormio frequentemente. “Adoro tomar banho na água termal de Bormio”, diz Nadine, “eu me sinto muito confortável aqui e os banhos ajudam a relaxar meus músculos e me dar nova energia. Esta região é uma combinação perfeita de bem-estar, belas paisagens e boa comida. Uma delícia para o corpo e para a mente, especialmente depois de uma longa e extenuante temporada”.

Os principais roteiros brasileiros de águas termais

O Brasil possui vários destinos de águas termais, com infraestrutura para receber visitantes que recorrem ao tratamento terapêutico e relaxamento que elas podem oferecer. Águas de Lindóia (SP), Poços de Caldas (MG), Rio Quente (GO), Gravatal (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Mossoró (RN) são algumas das cidades brasileiras onde você pode encontrar locais apropriados para curtir as águas termais. Aliás, estes são bons destinos para o próximo pedal com a galera!

© Marco Toniolo

Qual é a origem das águas termais?

A água que se infiltra no subsolo ocupa as rachaduras entre as rochas, cuja temperatura aumenta com a profundidade. À medida que penetra, a água aquece: na crosta terrestre, a temperatura aumenta 1°C a cada 33 metros de profundidade. Quando entra em contato com as rochas quentes, a até 3 mil metros de profundidade, a temperatura da água pode chegar a 150°C. Com a grande pressão a que estão submetidos esses reservatórios, quando há uma fresta a água é empurrada novamente para a superfície. Essa trajetória para cima é rápida e, por isso, a água perde pouco calor, chegando à superfície com uma temperatura mais elevada do que a do corpo humano.

Eventos de Ciclismo 2017 para acompanhar em Bormio

23 de maio: Giro d’Italia. No ano de seu 100º aniversário, o lendário evento de ciclismo de estrada para em Bormio.

11 de junho: Granfondo Stelvio Santini. Evento internacional de Granfondo em três rotas que escalam os Passos de Stelvio e de Mortirolo.

17 a 18 de junho: Valtellina Extreme Brevet. Uma das mais duras randonnées da Europa, com 454 km e 12.118 m de altitude.

22 a 25 de junho: Evento de caridade no Passo Stelvio. Milhares de ciclistas belgas percorrem as lendárias estradas dos Passos Stelvio, Gavia e Mortirolo em três dias de puro ciclismo.

28 de junho: Tour Transalp. Corrida internacional de bicicleta de estrada pelos Alpes, com parada em Bormio.

30 de junho: Desafio de Stelvio. Evento de caridade no Stelvio em prol de hospitais infantis italianos e holandeses.

9 de julho: Re Stelvio Mapei. Uma meia maratona e pedalada de Bormio para o Passo Stelvio. Nesta data, o Passo Stelvio é fechado para veículos motorizados e aberto a pedestres e ciclistas.

29 de julho: Alta Valtellina Bike Marathon. Corrida de MTB com duas rotas, dentro do cenário mágico do Parque Nacional de Stelvio.

2 de setembro: Scalata Cima Coppi. Evento não competitivo nos três lados do Passo Stelvio.

3 a 4 de setembro: Alta Rota Dolomites. Corrida de bicicleta de Innsbruck a Veneza através das maiores subidas dos Alpes suíços.

Data ainda não definida: Contador Day. Evento de ciclismo com Alberto Contador, pedalando pelos Passos de Gavia e Mortirolo.