O sonho de ter uma Brompton

© Gil Sotero / Brompton

A bicicleta brompton é sonho de consumo de muitos amantes de bicicletas dobráveis. E não é por menos; eleita por vários anos como a melhor bicicleta dobrável do mundo, a inglesinha faz sucesso pela qualidade, design e claro, portabilidade. O amigo Victor Sabioni fez um vídeo listando todas as qualidades dessa bicicletinha.

O mercado das usadas exige perspicácia e com a bicicleta brompton não seria diferente. Como não é barata certos detalhes não podem passar despercebidos pois podem significar mais gastos no futuro e peça de bicicleta não nasce em árvores!

Elaborei um pequeno passo a passo para encontrar a bike dos seus sonhos.

1. Defina qual modelo de configuração da brompton te agrada.

São 4 os modelos básicos de fábrica H, S, M e P.

Guidão e barra de direção compõem modelos que garantem diferentes posições e ângulos para pedalar.

Procure a bicicleta brompton usada em sites como Mercado Livre, OLX, Grupo do Facebook Bromtpon Brasil e também na loja Ciclo Urbano que costuma ter bikes novas e algumas usadas.

A Brompton atualmente possui 4 versões de marchas, single, 2, 3 e 6 marchas. Há algumas antigas com 5 marchas também. Bikes com mais marchas são mais versáteis, mas não se reprima se achou a bike dos seus sonhos e ela possuir poucas marchas.

Com relação aos modelos as siglas se relacionam a versões da bike.

Antes de seguir adiante dê uma lida na brochura (em português) da brompton.

2. Verifique o ano da bicicleta, o registro no site da brompton ou no arquivo de bicicletas “perdidas”.

© Gil Sotero / Brompton

Se o(a) vendedor(a) não souber o ano de fabricação da bike e nem tiver o registro, peça para olhar os adesivos que ficam no seat tube. Um deles indica o ano, dia e mês de fabricação da bike.

© Gil Sotero / Brompton

No serial number os dois primeiros números significam o ano. Os subsequentes mês e dia AA/MM/DD. O da foto indica que a bike foi fabricada em 2019, março, 22.

Se na bike esses adesivos não estiverem presentes, ou legíveis. Encontre o número do quadro (Frame Number), que fica gravado no espaço indicado em amarelo da foto abaixo.

© Gil Sotero / Brompton

Envie um email a sede da Brompton no Reino Unido solicitando o número de série do quadro/ano de fabricação.

support@brompton.co.uk

De posse do número faça a checagem para saber se a bike não é roubada, perdida nem furtada.

https://www.brompton.com/bikes/bike-checker

4. Cuidados e revisões da bike

© Gil Sotero / Brompton
© Gil Sotero / Brompton

É importante verificar se a bicicleta está intacta, com revisões em dia e quais peças necessitam de substituição. Vale a pena considerar no valor total da bike os custos com essas trocas de peças. É fácil verificar entrando em contato com a representante da Brompton no Brasil, a loja Ciclo Urbano e fazendo um orçamento.

Observe especialmente os sistemas de dobras, se estão firmes, se a bike fica travada ao ser dobrada. É importante verificar se possui bagageiros com rodinhas e se estão em boas condições.

A trava do triangulo traseiro também é importante e em modelos mais antigos ele não existe. Sua presença é fundamental para quem precisa carregar a bike desdobrada as vezes.

© Gil Sotero / Brompton

5. Acessórios desejáveis.

Negocie com o vendedor a compra deles junto com a bike.

Há alguns itens na brompton que são úteis e necessários para um uso mais otimizado da bike. Em especial o bloco do rack frontal, bolsas e suportes delas.

A marca possui uma grande linha de bolsas para a bike

6. Verifique a reputação do(a) vendedor

Antes de fechar negócio é importante verificar a reputação do(a) vendedor(a). Para isso existem as comunidades de bicicletas dobráveis como o “Clube Dobrável” e a “Brompton Brasil”. Se a bike estiver em outra cidade, é bom pedir um amigo que more próximo e possa averiguar as condições da bike. Não transfira dinheiro ou efetue pagamentos sem essa segurança.

Espero que essas dicas ajudem a você encontrar sua brompton e bom pedal!

*Gil Sotero é jornalista, cicloativista e amante das bicicletas dobráveis.