Você sabe como arrumar furo em pneu tubeless?

Seja na estrada ou na trilha, os pneus sem câmara (tubeless) oferecem diversas vantagens no desempenho. Na hora de arrumar os furos, porém, eles pedem alguns cuidados especiais. Confira mais detalhes no texto abaixo.

Kit de reparo com “macarrão”

Existem alguns kits de reparo para pneus sem câmara que são muito semelhante aos utilizados em automóveis. Eles são vendidos em um kit, que inclui alguns “macarrões” adesivo e uma ferramenta de aplicação. Alguns deles exigem cola, outros não. Veja como é simples a utilização.

© Como Iniciar No Pedal

1) Encontre o furo 

Localize o furo e limpe a área afetada. Se possível, remova a sujeira do próprio buraco no pneu.

2) Coloque o macarrão no aplicador

Remova os plásticos de proteção do macarrão e introduza ele até a metade na ponta do aplicador. Se o macarrão precisar de cola, passe – confira essa informação nas instruções do produto.

3) Coloque o macarrão no furo

Passe o aplicador com o macarrão pelo furo até uma boa profundidade e depois, cuidadosamente, retire o aplicador. Neste momento o furo não deve mais vazar ar.

© Como Iniciar No Pedal

4) Corte o excesso

Antes de continuar pedalando, corte o excesso de macarrão que sobrou no pneu.

Remendo

Para arrumar um pneu tubeless, utilizando um remendo, siga o passo a passo abaixo.

1) Localize o furo

Encha bem o pneu, já que mais pressão facilita encontrar o furo. Outra dica é colocar líquido selante e ver por onde ele vaza. Se estiver em um lugar silencioso, também é possível ouvir o ar saindo. Se estiver em algum lugar barulhento, a dica é passar o pneu próximo ao rosto – a pele é sensível e, muitas vezes, é possível sentir o vento.

2) Solte o pneus

Aperte as laterais dos pneus para desencaixá-lo do aro.

3) Retire o selante

Utilize um scoop (copinho medidor) para retirar todo o selante remanescente.

4) Limpe a área do furo

Retire selante aderido à parte interna do pneu na área do furo, utilizando um pano com um pouco de álcool isopropílico. Não use lixa ou outros abrasivos para não danificar o pneu.

5) Passe a cola

Use uma fina camada de cola convencional para remendo de câmaras e pneus na região do furo. Espere 5 minutos antes de colocar o remendo.

6) Remende

Utilize um remendo convencional para câmaras para cobrir a área do furo.

7) Espere secar

Deixe a cola secar por cerca de 5 minutos ou mais, em dias frios. Pressione o remendo para que ele cole bem.

9) Remonte

Adicione a quantidade recomendada de selante e encha o pneu novamente.

Coloque uma câmara

Em alguns casos, principalmente nos rasgos, é simplesmente impossível remendar um pneu sem câmara. Por isso, carregue sempre uma câmara de ar compatível com sua roda para emergências.

© Como Iniciar No Pedal

Se o rasgo for muito grande, talvez você precise fazer um manchão, para que a câmara não rasgue ao ser inflada. Para isso você pode utilizar manchões específicos ou uma embalagem flexível de qualquer coisa – a de gel costuma funcionar.

© Como Iniciar No Pedal

Lembre-se de não deixar beiradas vivas no manchão, pois podem cortar a câmara e calibre o pneu bem – afinal impacto maiores podem facilmente causar outro furo.

Fonte