Fabricante britânica desenvolve bicicleta de triatlo 100% fibra de carbono e sem tubo de selim.

Uma bicicleta de triatlo feita totalmente de fibra de carbono e sem tubo de selim é a novidade da Reap, uma fabricante de ciclismo do Reino Unido que existe desde 2014. Essa marca cresceu e se tornou presença constante em eventos esportivos por conta de sua capacidade de fabricar máquinas com fibra de carbono e poucos compostos.

Agora, a marca anunciou seu último lançamento: a Vulcan. Segundo a Reap, a Vulcan é a bicicleta de triatlo mais completa do mundo.

Com quadro monochoque e cockpit aerodinâmico, ela é construída 100% com fibra de carbono, que normalmente é o material base para bicicletas de contrarrelógio e triatlo, a Vulcan tem um diferencial: ela não tem tubo de selim, um item quase padrão na construção de uma bicicleta. O modelo é fruto de 5 anos de pesquisas e desenvolvimento de quadros aerodinâmicos. E de acordo com a marca, o resultado final surpreendeu até mesmo o pessoal que construiu a Vulcan. A máquina acabou sendo mais estável nas curvas, nas transições e nas retas. Os testes também foram realizados em velocidades de até 50 km/h (31 mph).

Em medidas, a Reap Vulcan possui distância entre-eixos de 993 mm e envergadura de 397 mm. O tubo dianteiro fica a 72,5 graus, enquanto o ângulo do tubo de selim pode ser modificado de 81 para 77 graus — o que é interessante, já que o equilíbrio dinâmico é importante para aliviar a postura e o conjunto muscular do ciclista.

O nome “Vulcan” em si é uma homenagem ao Avro Vulcan, um bombardeiro estratégico da Força Aérea Real que foi o pontapé inicial para a introdução dos motores a jato na aeronáutica britânica — em formato de asa delta, este “V bomber” também foi a espinha dorsal para o arcabouço nuclear do Reino Unido durante a Guerra Fria.

Cada Vulcan é montada à mão e fica pronta entre 4 e 6 semanas. O preço, claro, é muito salgado: R$72 mil em conversão direta, caso o comprador opte por componentes de ponta como câmbio Dura-Ace Di2 e rodas de fibra de carbono com pneus Continental GP5000.

© Reap

Desenvolvimento

A Reap trouxe especialistas em modelagem CFD (fluidodinâmica computacional, na sigla em inglês) para o projeto. A CFD é um tipo de análise computacional que utiliza métodos numéricos para solucionar problemas a partir de simulações que envolvem movimento e escoamento de fluidos e transferência de calor — uma espécie de túnel de vento artificial. É muito utilizada na indústria aeroespacial e até em carros de Fórmula 1.

Fontes:

Fonte