Recife: Projeto de compartilhamento de bicicletas em comunidades beneficia moradores de baixa renda

Projeto visa ajudar pessoas de baixa renda que usam bicicleta como fonte de renda em comunidades de Recife.

© Ezequiel Quirino/TV Globo

O projeto “Bota pra Rodar” tem beneficiado moradores de comunidades de periferias do Recife. Criado pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) e do Centro de Ensino Popular e Assistência Social de Pernambuco (Cepas), é possível alugar bicicletas por R$ 2 e, assim, se locomover pelos bairros.

A taxa de R$ 2 dá direito a um dia inteiro com a bike. O valor é utilizado para a manutenção dos equipamentos, que servem de meio de transporte para as pessoas. Segundo a coordenadoria, o objetivo do projeto é garantir os direitos das pessoas que transitam cotidianamente pela cidade e ajudar principalmente quem usa a bicicleta como fonte de renda.

O “Bota pra Rodar” também atua com cursos de oficina para bicicletas, o que ajuda os moradores a se envolverem no projeto.

No bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, a comunidade Entra a Pulso recebeu dez bicicletas para colocar o projeto “Bota pra Rodar” em prática. O projeto, no local, ainda está em fase de testes, mas a expectativa é de que, no final de julho, esteja em pleno funcionamento.

Segundo os responsáveis, a procura pelo serviço já é bem grande.

Fonte