O sábado que passou contou 50 anos de um dos acontecimentos mais marcantes da história da humanidade. Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong desceu da Apollo 11 para ser o primeiro homem a pisar na Lua.

É claro que a partir daí, só se falou sobre isso nas mídias de todo o mundo. Um desses artigos, publicado pela revista Wired, chamou a atenção pela pergunta: “Quanto tempo uma pessoa levaria para chegar de bicicleta na Lua?”.

O autor do artigo era o físico Rhett Allain. Ele dizia que para descobrir isso, “primeiro, teríamos que resolver alguns problemas”. “Teríamos que estabelecer um cabo entre a Terra e a Lua e ter uma engenhosa bicicleta branca da NASA com rodas de tração especial para acionar o cabo”, contou.

“Como a órbita da Lua ao redor da Terra não é perfeitamente circular, não há resposta sobre a distância exata em que a Lua está”, diz Allain, que usou como referência a distância média de 386.000 km. “É o número em que penso quando meu carro está envelhecendo. Uma vez que alcancei essa milhagem, sei que já fui longe o suficiente para alcançar a Lua.”

 “É possível em uma boa estrada plana, mas neste caso você estará subindo. É claro: à medida que você se afasta da Terra, a força da gravidade diminui constantemente. Todos os dias, o mesmo esforço levaria um pouco mais longe. Finalmente, quando você chegar perto o suficiente da Lua, isso se tornará algo como uma descida: você simplesmente teria que deslizar,” completou o físico.

Levando em conta esses dados, ele concluiu que seria melhor medir a distância não por quilômetros percorridos, mas por potência, que ele estimou ser de 200 watts por seis horas por dia. Fazendo outros cálculos, Allain chegou a um número: seriam necessários 267 dias.

Você também achou que o número seria bem maior? Pois é, segundo Rhett Allain, você pode chegar na Lua de bicicleta em 267 dias. Ou seja, saindo agora, dá para chegar lá antes de abril de 2020.