Aliança Bike apresenta proposta de atualização da legislação de bikes elétricas e autopropelidos; SENATRAN vai divulgar consulta pública

Em reunião na Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), a Aliança Bike e a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apresentaram propostas de mudança na legislação de bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade autopropelidos. A atualização tem como objetivo tornar mais eficiente a fiscalização desses veículos, trazendo mais segurança jurídica ao mercado e aos usuários como um todo.

A proposta atualiza os conceitos de bikes elétricas equiparadas aos ciclos e às bicicletas convencionais, e traz uma redação mais clara sobre os equipamentos de mobilidade autopropelidos como patinetes elétricos, monociclos e bicicletas elétricas com acelerador. A ação é fruto de debates do GT Bicicletas Elétricas da Aliança Bike.

Prestes a completar 10 anos em 2023, a legislação brasileira sobre bicicletas elétricas está defasada em relação à realidade do mercado e da mobilidade como um todo. Isso tem causado um acumulado de problemas tanto para quem quer investir neste mercado, quanto para os próprios ciclistas.

Está prevista para o início de novembro a divulgação de uma consulta pública com uma primeira minuta de Resolução, por parte da SENATRAN. Ao fim do processo, a Aliança Bike irá alinhar um texto final de Resolução com o órgão.

Confira detalhes no site: https://bit.ly/leisbikes

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto:  http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike