Polêmica com mudanças de última hora no circuito brasileiro de Petrópolis

Faltando 1 dia para o início da Copa do Mundo em Petrópolis, a UCI fez algumas alterações no traçado do circuito com a intenção de torná-lo mais seguro para os ciclistas. Mas essas mudanças parecem não convencer a todos e o próprio Henrique Avancini garante que agora algumas áreas vão ser perigosas.

© BrujulaBike

O traçado inclui grandes quedas, algumas das maiores da Copa do Mundo, e é precisamente sobre elas que a UCI decidiu adicionar áreas de rolamento para ciclistas que não querem pular nelas.

“A UCI decidiu alterar algumas características do roteiro da Copa do Mundo em Petrópolis. Falando como designer de percurso, acho que as mudanças adicionam muito risco em algumas situações de corrida. Entendo sua preocupação em torná-lo mais seguro em algumas áreas, mas fiz questão de compartilhar meus pensamentos e motivos pelos quais acho que as mudanças não são positivas… Conheço o circuito que construí e, embora seja muito exigente, o nível de segurança é superior à maioria das pistas que percorremos. Apenas compartilho as informações, e indico que não concordo com as alterações feitas. Além disso, acho que agora algumas partes vão ser perigosas”, disse Avancini.

A Copa do Mundo UCI vem tentando há anos adicionar espetáculo ao evento com circuitos cada vez mais técnicos, como aconteceu em Albstadt, onde incluiu um grande número de elementos artificiais que são supostamente mais seguros, mas que nem se comparam com obstáculos naturais.

Fonte