A segurança contra incêndios é uma preocupação constante na indústria de e-mobilidade. Agora, pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Chicago (Universidade de Illinois) descobriram um método que melhora a segurança contra incêndio de bateria de íons de lítio. O método inovador tem a ver com um material chamado grafeno, que bloqueia a liberação de oxigênio em caso de incêndio causado por fuga térmica. Quando isso acontece, o cátodo da bateria (geralmente o cobalto de lítio) se decompõe e libera oxigênio. Quando o oxigênio se mistura com o eletrólito decomposto e inflamável sob calor suficientemente alto, ocorre uma combustão espontânea.

Os pesquisadores descobriram que, quando o cátodo é coberto com uma fina camada de grafeno, a liberação de oxigênio será efetivamente bloqueada.

Esse material também pode oferecer outros benefícios como maior capacidade de potência e vida útil, resistência interna maior e maior durabilidade.

Até mesmo a Tesla já está experimentando esse novo método, ou seja, com isso, as chances de popularização e implementação aumentam.

© Trek Divulgação