Nacer Bouhanni é vítima de racismo por causa de incidente em corrida francesa

O ciclista francês compartilhou detalhes de uma mensagem que recebeu depois de se envolver em um incidente com o britânico Jake Stewart na Cholet-Pays de la Loire, na semana passada.

Bouhanni foi desqualificado da corrida depois de forçar Stewart a entrar na barreira em alta velocidade durante o sprint.

Stewart não caiu, mas fraturou a mão durante o incidente.

O assunto virou notícia, e a UCI divulgou posteriormente um comunicado condenando as ações de Bouhanni. O incidente também foi encaminhado à Comissão Disciplinar da UCI, com o piloto da Arkéa-Samsic, Bouhanni, enfrentando uma possível proibição por sprint perigoso. Com isso, Bouhanni pode ser suspenso.

O incidente no sprint final da Cholet-Pays de la Loire.

Bouhanni disse: “Pode-se dizer que sou um velocista que corre riscos, que não desiste de sua posição, que é agressivo, que faz de tudo para vencer … Você pode dizer o que quiser, mas me jogar nas barreiras para tentar vencer uma corrida de ciclismo, isso é pura loucura … Desejar ativamente ferir alguém e colocar a vida do meu rival em risco, assim como a minha, isso é conversa de louco.”

Esse caso trouxe a questão da segurança dos ciclistas em provas à tona novamente.

E também gerou uma onda de ataques racistas dirigidos a Bouhanni. Em um comunicado postado na segunda-feira, Bouhanni disse: “Olá a todos os pequenos brincalhões que se divertiram por uma semana escrevendo para mim pessoalmente ou comentando em alguns sites de ciclismo que eu deveria retornar à África, que sou um criminoso, que sou um norte-africano que precisa ser internado, e que estão constantemente me enviando [emojis de porco] … Eu nasci na França e vou reclamar, porque já estou aguentando há muito tempo e me calei, mas dessa vez não vou desistir”. 

Vários companheiros de equipe de Bouhanni e outros ao redor do pelotão, bem como sua equipe Arkéa-Samsic, postaram mensagens em apoio a ele e condenando os abusos que recebeu. A UCI ainda não se declarou sobre os casos de racismo.

Fonte