Uma bicicleta de carga elétrica que suporta 170 kg

A tecnologia da e-bike está fortalecendo a tendência das bicicletas de carga. O modelo acima é uma e-bike de carga alemã que pode transportar uma carga útil impressionante. E ela usa o mais recente sistema de motor de acionamento intermediário da Bosch.

O lançamento é da marca alemã Nicolai, e com a mais recente gama de tecnologias de assistência ao pedal, o modelo torna a ideia de uma bicicleta de 45 kg menos intimidante.

A marca é um fabricante especialista em mountain bike, e conhecida pela excelência de sua soldagem de alumínio. A NC-1, é uma bicicleta perfeita para um tipo de carga mais específico: madeira.

© Nicolai

Construída em alumínio, a NC-1 tem um garfo de suspensão dianteira para ajudar a mantê-lo equilibrado e estável quando carregada. O garfo é da SR Suntour e tem relativamente pouco curso de suspensão – apenas 70 mm – mas faz uma enorme diferença para a capacidade de manobra desta bicicleta de carga.

As bicicletas de carga não são leves e a NC-1 pesa 45 kg – sem carga. Isso normalmente tornaria pedalar um fardo quase inviável, mas a Bosch forneceu uma solução para a produção.

O conglomerado de engenharia alemão tem um novo motor mid-drive 85Nm CX Line. Ele adiciona 340% a qualquer entrada de pedal do piloto e garante que mesmo uma NC-1 totalmente carregada possa ser facilmente pedalada. Além disso, não há nenhuma corrente. As engrenagens são blindadas em seu cubo traseiro e a correia não enferruja.

© Nicolai

O motor de acionamento intermediário da Bosch também possui uma função de segurança que permite que a NC-1 seja travada remotamente através de um smartphone, evitando que seja pedalada quando estacionada.

Devido ao seu peso, as bicicletas de carga requerem muita assistência do pedal. Uma grande bateria de íons de lítio de 750Wh fornece a fonte de energia para ajudá-la.

Quanto peso pode carregar? Muito mais do que você pensa. A Nicolai certificou a NC-1 para operar com uma carga útil de 170 kg.

© Nicolai

Freios potentes para controle seguro

Para manter a NC-1 sob controle com segurança, quando totalmente carregada, a Nicolai a equipou com freios potentes para mountain bike. Esses freios de quatro pistões Magura MT5e ativam rotores de 203 mm para desacelerar a NC-1 com confiança, mantendo o piloto, a carga e outros usuários da ciclovia a salvo. 

Os para-lamas integrados também estão ali para manter a carga de madeira seca.

Preço? A engenharia alemã e os componentes da e-bike nunca são baratos e a NC-1 custa R130.000. 

Fonte