” Localizado embaixo de uma estação de trem, o espaço comporta mais de 12 mil bicicletas e ainda conta com serviço de manutenção e aluguel de bikes “

posto de maior estacionamento de bicicletas do mundo já tem dono. Pertence a um estacionamento de três andares localizado embaixo da estação central de trem de Utrecht, na Holanda. O estacionamento abriga um total de 12.656 bicicletas. A estrutura conta com vias exclusivas para tráfego de pedestres e ciclistas.

“Criamos um centro de mobilidade que favorece beneficia ciclistas e pedestres e torna o uso do carro menos atraente”, dise, em nota, o escritório Ector Hoogstad Architects, responsável pelo projeto, à Deezen. “Nosso estacionamento integrado é a resposta para alguns dos maiores problemas enfrentados por grandes cidades em todo o mundo: poluição e congestionamentos.”

Os pedestres têm espaços exclusivos para se locomoverem pelo local e acessar a estação. © PETRA APPELHOF/DIVULGAÇÃO

Para estacionar as bicicletas, são solicitados os mesmos bilhetes usados no transporte público. Os ciclistas são guiados por um sistema digital para encontrar uma vaga mais próxima à saída para a estação. Há ainda um sistema de cores que ajuda os usuários a encontrar suas bicicletas na volta da viagem. 

Além do estacionamento, a área ainda conta com serviço de manutenção e aluguel de bikes. O projeto é parte de um plano de renovação da área em torno da estação de trem. Espera-se que a novidade encoraje as pessoas a ir de bicicleta para a estação, deixando em casa os automóveis – e tornando a cidade mais sustentável.

Os ciclistas podem usar os seus próprios bilhetes de transporte público para estacionar suas bicicletas. © PETRA APPELHOF/DIVULGAÇÃO

Em seu primeiro trecho, inaugurado em 2017, o estacionamento tinha espaço para seis mil bicicletas. Com a abertura de sua área total, o estacionamento superou Tóquio, onde antes ficava o maior espaço para bicicletas no mundo, com capacidade para nove mil.

O estacionamento tem 3 andares e fica embaixo da estação central de trem. © PETRA APPELHOF/DIVULGAÇÃO

Fonte da matéria