Mais bicicletários

O Instituto Aromeiazero, com o patrocínio do Itaú Unibanco, realiza desde 2018, em Cidade Tiradentes, SP, uma série de ações para fortalecer o uso da bicicleta no território. Para 2022, no contexto do projeto “Mais Bicicletários”, em parceria com a Ciclocidade e Tembici, serão realizadas ações para fortalecer a atuação de coletivos que utilizam a bike no território, para aumentar o acesso ao sistema de bicicletas compartilhadas do Terminal Cidade Tiradentes, único no território com 12 horas de funcionamento.

O evento será realizado em 21 de maio, como parte do planejamento de incentivo para o uso desse sistema, melhoria da infraestrutura para a bicicleta e aumento de condições para que mais mulheres pedalem; uma intervenção que contará com uma aula aberta de mecânica básica de bicicleta e oficina para ensinar mulheres a pedalar. Além disso, haverá a reivindicação, por meio de um pedal em grupo, da volta da ciclofaixa na Av. dos Metalúrgicos, única no distrito e que foi retirada em 2019, com promessa de retorno.

O distrito de Cidade Tiradentes é o maior conjunto habitacional da América Latina e com uma vital dinâmica interna a partir da sua diversidade de comércios, serviços, parques e centros culturais, e com grande potencial para o uso da bicicleta.

Em 2017, a Ciclocidade, em parceria com o Bike Zona Leste, contabilizou 580 viagens de bike na ciclofaixa em um período de 14 horas; a maior parte dos deslocamentos eram regionais e feitos por crianças e adolescentes, fazendo com que o distrito tenha o perfil de ciclista mais jovem da cidade. Porém, apesar das mulheres representarem 52,2% dos moradores, são apenas 3% dos ciclistas da região.

Data: 21/05

Mecânica oferecida pelo “A Rua é Delas”: 9h às 11h

Oficina para ensinar mulheres a pedalar, oferecida pela Casa Anastácia: 9h às 11h

Pedal comandado pelo Pelotão de Elite: 11h às 13h

Endereço: Praça Multi-Uso: R. Milagre dos Peixes, 357 – Conj. Hab. Castro Alves, São Paulo, em frente ao terminal Cidade Tiradentes

Fonte