Aves e paisagens são clicadas por Leonardo de Souza durante os passeios; tuiuiú é destaque entre os flagrantes.

Fotografia é a forma encontrada por Leonardo para se aproximar da natureza © José Leonardo de Souza/VC no TG

Como você se conecta com a natureza? Para o técnico em eletrônica, José Leonardo de Souza, a oportunidade de observar a diversidade de espécies está nos passeios de bicicleta.

Durante as pedaladas semanais para destinos como Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Pouso Alegre e Itajubá, por exemplo, Leonardo passou a perceber as riquezas da natureza que o cercava. “Vi que podia tirar mais proveito dos passeios registrando animais e paisagens que encontrava pelo caminho, então decidi comprar uma câmera”, conta.

O acervo é variado e conta com registros de aves, répteis, flores e paisagens © José Leonardo de Souza/VC no TG

A aquisição, desde então, surpreende o observador. “Pela região do Sul de Minas eu encontro tucanos, canários, seriemas, gavião, maritacas, curicacas e até serpentes”, comenta o técnico, que destaca o flagrante de um tuiuiú durante um dos passeios a Brasópolis.

“Assim que avistei um casal no brejo, ao lado da estrada, parei a bike e fiz alguns registros das aves caçando minhocoçus. Foi muito legal registrar essa espécie, típica do Pantanal”, lembra.

Fico na expectativa do que vou encontrar, o que surgirá de novo pelo caminho. A cada nova trilha pode surgir algo interessante, e isso é muito bom.

— José Leonardo de Souza, técnico em eletrônica.

Registro de tuiuiu é destaque no acervo do fotógrafo © José Leonardo de Souza/VC no TG

A conexão com a natureza é proporcionada pela tecnologia que, nesse caso, permite ao mineiro, de Santa Rita do Sapucaí, eternizar as belezas da vida silvestre. “Com a fotografia e os passeios de bike me conecto mais com a natureza. Ela me permite sentir a presença de Deus, respirar ar puro e enxergar a harmonia perfeita das aves buscando alimento. É fantástico”, diz.

Tamanha admiração incentiva o observador a caprichar nos registros. “É muito gratificante sair para pedalar e ter a sorte de registrar algo que agrada outras pessoas. Isso também é um incentivo para que elas saiam do sofá, peguem a bike contemplem a natureza”, completa.

O técnico registra a natureza há dois anos e meio © José Leonardo de Souza/VC no TG
Borboletas colorem os registros de Leonardo © José Leonardo de Souza/VC no TG
Carcará é ave amplamente distribuída no Brasil © José Leonardo de Souza/VC no TG
Diversidade de espécies é observada durante passeios por cidades mineiras © José Leonardo de Souza/VC no TG
 O contato com a fauna e flora mineira é fortalecido durante passeios de bicicleta © José Leonardo de Souza/VC no TG