Uma colombiana de 23 anos está na estrada há quase dois meses a bordo de uma bicicleta com o objetivo de ver a seleção de seu país em campo na disputa da Copa América. A distância entre Bogotá, capital da Colômbia e sua cidade de origem, e São Paulo, seu primeiro destino no Brasil, tem mais de 7 mil quilômetros por via terrestre indicada pelo Google Maps. 

Mas, isso não amedronta Andrea Prieto, que é confeiteira em seu país, e iniciou a aventura no dia 7 de abril. 

Ela entrou no Brasil pelo interior do estado do Amazonas. Após pedaladas, navegação de barco e carona, chegou a Ribeirão Preto nesta segunda-feira (3) e contou que realiza dois sonhos: o de conhecer a América do Sul e o de assistir a seleção colombiana em um jogo internacional. A Copa América terá início no dia 14 de junho. 

“É a primeira vez que eu saio da Colômbia. Passei nove dias de barco pela Amazônia. E, depois, uma carona para poder chegar até Brasília”, disse. 

A jovem traz na bagagem roupas, sapatos, comida, água, produtos de higiene, medicamentos, e uma barraca, além de dois ingressos para jogos da seleção colombiana e pulseiras e brincos típicos da Colômbia para comercializar e arrecadar dinheiro para ajudar a pagar parte de suas despesas no Brasil.

Ela conta que, ao decidir pela viagem de bicicleta, resolveu não pesquisar muito para não desistir da aventura. “Eu vi quantos quilômetros, mais ou menos, e fiz um cálculo: dá tempo!”, afirmou. 

Choro na rodovia 

Ao chegar a Ribeirão, ela conta que não conseguiu encontrar um lugar para pernoitar nesta segunda. Entrou em desespero na rodovia Anhanguera quando um homem parou para saber o que estava acontecendo. 

“Eu chorando e ele só entendeu que eu era da Colômbia”, contou. O homem conhecia um colombiano que mora em Ribeirão e o avisou até que Andrea conseguiu pouso e alimentação na casa dele. “Ela é uma mulher muito forte”, declarou o colombiano Diego Pineda Mayor, 28, que acolheu Andrea em Ribeirão. 

A aventureira mantém contato com a família por meio do celular. Andrea mora com a mãe, o padrasto e uma irmã de dois anos em Bogotá. Ela prevê chegar a São Paulo daqui a dez dias. Para a estreia da Colômbia diante da Argentina, no dia 15 de junho, ela não possui ingresso. 

Para as partidas contra o Catar e Paraguai, nos dias 19 e 23, em São Paulo e Salvador (BA), respectivamente, os ingressos estão garantidos. 

“Eu acho que [a seleção da Colômbia] tem uma boa equipe. Quero que chegue à final e pode ser campeã da Copa América”, comemorou. A aposta é nos ídolos James Rodríguez e Radamel Falcao.

Fonte da matéria