Sistema de amortecimento ODS, nova tecnologia que pode superar o MIPS

O ODS é um sistema de segurança de capacete desenvolvido pela empresa 6D. É uma espécie de MIPS evoluído e que vem de disciplinas ainda mais agressivas do que o ciclismo no que diz respeito aos impactos, como o automobilismo. No ciclismo, foi no mountain bike mais extremo, como o DH, onde o ODS foi implementado em capacetes integrais.

ODS significa Suspensão Omnidirecional. Os engenheiros responsáveis pela tecnologia procuraram reduzir a energia de impacto, principalmente dos golpes angulares, aproveitando o movimento tridimensional. Ele consiste em uma espécie de suspensão interna que administra a energia cinética gerada por um impacto, reduzindo significativamente a energia da pancada. O grande diferencial é o uso de elastômero, uma espécie de material emborrachado que se move em todas as direções. Se o MIPS é usado para impactos rotacionais, o ODS faz o mesmo, mas para qualquer tipo de impacto e em qualquer direção.

Esses elastômetros diversos estrategicamente posicionados servem para absorver impactos independentemente de suas características. A forma dos elásticos simula uma ampulheta: dois amplos pontos de fixação em superfícies fixas, e uma parte de contato e união entre eles, que faz quase todo o movimento.

Essa nova tecnologia funciona independentemente da intensidade do impacto. A grande diferença com o sistema MIPS está em sua maior absorção e direção 3D. 

O ODS parece ser mais completo que o MIPS; ele melhora qualquer impacto, não importa a direção e a intensidade. 

damping-ods-bike-capacete /
O capacete mais recente a incorporar o sistema é o 6D Atb-1T Evo (Divulgação).