BMW lança bicicleta elétrica que alcança 60 km/h e pode ser controlada por app

O Salão do Automóvel de Munique trouxe novidades da BMW no transporte em duas rodas: a BMW i Vision AMBY.

O termo “AMBY” é uma abreviatura de Mobilidade Adaptativa, que descreve perfeitamente o propósito das bicicletas. 

A i Vision AMBY se parece muito com uma bicicleta de estrada tradicional, embora bem exótica. É fina e tem pneus grandes o suficiente para absorver as más superfícies das estradas nos centros das cidades. A sustentabilidade também faz parte de sua construção, já que a bicicleta é feita com muitos materiais reciclados.

© BMW

A BMW i Vision é, na verdade, uma bicicleta elétrica motorizada, também chamada de pedelec, que alia desempenho, tecnologia e autonomia. O desempenho faz com que ela possa acelerar a até 60 km/h, e a autonomia permite ao usuário percorrer até 300 quilômetros com uma única carga, mas em velocidade mínima (25 km/h). A bateria da i Vision é de 2.000 Wh.

Por meio de um aplicativo próprio da BMW, o condutor tem sua geolocalização detectada durante o uso da i Vision. Desta forma, ele fica impedido de ultrapassar os limites legais de velocidade estabelecidos por cada região. Assim, a bicicleta elétrica alemã desacelera automaticamente, por exemplo, quando o usuário sai de uma via rápida para o centro da cidade. O app também permite verificar o status da bateria e acionar remotamente um dispositivo contra roubo.

© BMW

A tecnologia também está presente no guidão e no cano de ajuste do selim. Em ambos os locais é possível ver barras de luz de LED, recurso que tem como principal objetivo aumentar a segurança do usuário, principalmente à noite.

“Este veículo ocupa o espaço entre uma bicicleta e uma moto e permite aos nossos clientes decidirem por si próprios em que estradas ou percursos querem percorrer em uma zona urbana. Tem toda a flexibilidade possível, pois, ao mesmo tempo em que rodam os pedais, ainda se mantêm em forma”, explicou Werner Haumayr, vice-presidente de design da BMW Group.

© BMW

Como o modelo pode ser usado também fora das cidades, a BMW integrou uma série de tecnologias de segurança a ela. As bicicletas podem ser equipadas com sistema ABS, faróis altos automáticos, luzes de freio, luz diurna, monitoramento da pressão dos pneus e sensor de proximidade traseira (para avisar sobre carros que se aproximam da retaguarda). O smartphone da BMW como tecnologia-chave também é usado aqui. A bicicleta se imobilizará se o telefone do dono não estiver por perto para ativá-la. Além disso, é possível sincronizar vários telefones com ele, e o selim elétrico se ajustará automaticamente à altura de deslocamento definida pelo motorista específico.

© BMW