Festival de Bike Street e Super Spine agita Parque Teresa Maia, em Cotia (SP), a partir desta sexta-feira (9)

Programação segue até o domingo (11), com manobras radicais, muita disputa e adrenalina, reunindo profissionais e amadores nas categorias BMX Super Spine e BMX Street

© Divulgação

Espaço de lazer e diversão na região da Granja Viana, em Cotia (SP), o Parque Teresa Maia ganhará uma atração a mais. Durante três dias, competidores e suas bikes estarão ali, com direito a manobras radicais, muita disputa e adrenalina. Entre esta sexta-feira (9) e domingo (11), o Festival de Bike Street e Super Spine movimentará o local. Uma competição Open, em que profissionais e amadores participam juntos.

A programação começa nesta sexta, às 15h, com treino livre para as duas categorias – BMX Super Spine e BMX Street -, com os atletas nas pistas até as 19h. No sábado (10) e no domingo, o evento tem início às 10h, com treino livre, prosseguindo com disputas ao longo do dia.

O Festival já conta com cerca de 100 participantes confirmados e as inscrições continuam abertas. Entre eles estão alguns dos melhores atletas do Brasil, como Cauan Madona, Caio Rabisco, Gustavo Bala Loka, Rodrigo Reza Vela, Caique Gomes, Douglas Oliveira, Mika Pelayes e Derlayne Roque. Para fazer a inscrição, basta acessar o link disponível na bio do perfil da Dream BMX (@dreambmx). Podem se inscrever atletas a partir de 16 anos – menores de 18 anos precisam de uma autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório para competir.

Quem for ao parque contará com uma estrutura para acompanhar o evento das arquibancadas. Mais do que isso, as pistas ficarão abertas para o público na sexta e no sábado até 22h e no domingo até 17h, com as pessoas podendo testar suas manobras nos horários em que não houver competição.

A BMX Super Spine é aberta para atletas masculinos e, a BMX Street, para atletas masculinos e femininos, que disputarão em uma categoria única, mista. Cada competidor tem direito a duas voltas de 45 segundos na classificatória. Os dez melhores passam para a final, para mais duas voltas de 45 segundos. O atleta com o melhor desempenho vence a competição. As voltas são analisadas por três juízes.

Em Cotia estará a mesma rampa que rodou o Brasil com o BMX Super Spine (BSS), o maior campeonato de BMX Freestyle já realizado no País, com mais de 12 etapas ao longo de quatro anos. Para a criançada que for ao parque nesses dias de evento, haverá um Espaço Kids, com pula pula e inflável.

“A expectativa é de muita adrenalina, com manobras radicais e a presença de alguns dos melhores atletas do Brasil. Sem falar na interação com o público, que poderá conhecer as pistas de perto”, afirma Marcelo Dream, responsável técnico do Festival.

Conheça um pouco da disputa – A estrutura de rampas e obstáculos é a grande atração para os atletas de BMX Super Spine e BMX Street. A Dream Ramp Super Spine é considerada uma das melhores rampas itinerantes disponíveis no Brasil, tendo todos os padrões internacionais.

O BMX Street vai montar uma estrutura que simula obstáculos da rua, como bancos, corrimãos, rampas, desníveis, entre outros. São organizados de forma a explorar combinações de manobras em sequências de obstáculos. A competição será no formato jam session (trick for pix). Será definido um ou mais obstáculos e estipulado um tempo. Durante este tempo, os atletas podem executar quantas manobras quiserem no obstáculo. As melhores manobras e os destaques masculinos e femininos serão premiados.

BMX Super Spine é realizado em uma rampa em formato de um “W”.  São quatro quarter pipes de 2 metros de altura, sendo dois conectados ao centro, formando um spine. Em um dos lados tem uma extensão da rampa conhecida como caixote, que aumenta para 3 metros e meio a altura máxima do obstáculo. São rampas que projetam os atletas para cima, onde são executadas as manobras. Como são manobras com amplitude, geralmente encantam o público presente pela plasticidade dos movimentos, que envolvem giros, piruetas (back flips) e, muitas vezes, várias combinações de manobras a cada salto.

Programação

Sexta-feira (9) 
– 15h às 19h – Treino livre – Super Spine e Street.
– Pista aberta para o público até 22h
Sábado (10)
– 10h às 12h – Treino livre – Super Spine e Street;
– 12h às 14h – Classificatória – Super Spine;
– 14h – Kid’s Jam – Street;
– 15h às 17h – Pix 4 Tricks – Street
– Pista aberta para o público até 22h
Domingo (11)
– 10h às 11h – Treino Livre – Super Spine e Street;
– 11h às 13h – Final – Super Spine, seguida da Premiação;
– 13h – Kid’s Jam – Street;
– 13h às 14h – Treino Livre – Street;
– 14h às 16h – Pix 4 Tricks – Street, seguida da Premiação
– Pista aberta para o público até 17h
Serviço

Festival de Bike Street e Super Spine
Data: 9 a 11 de dezembro (sexta-feira a domingo)
Horário: a partir das 15h no dia 9 e a partir das 10h nos dias 10 e 11
Local: Parque Teresa Maia (Rua Santarém, 13 – Cotia – SP)
Entrada gratuita

O Festival de Bike Street e Super Spine é realizado através da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e Associação Ginart Arte Esporte e Educação, com apoio da Prefeitura Municipal de Cotia.

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148  – deborah@zdl.com.br – 11 3285.5911

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsport
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica