Henrique Avancini foi o nono na Copa Catalana Internacional, em em Banyoles (ESP). O francês Titduan Carod, da BMC MTD, venceu a prova.

Henrique Avancini mais uma vez ficou no pelotão da frente mas não conseguiu a tão almejada vitória em seu início de temporada na Espanha. O principal ciclista brasileiro terminou em nono lugar na Copa Catalana Internacional de Mountain Bike, disputada neste domingo (27), em Banyoles que fica na região da Catalunha.

Após as quatro voltas do circuito, Avancini completou a prova em com 1:16:22, 36 segundos atrás do vencedor, Titouan Carod, da França que ultrapassou a linha de chegada em 1:15:46, após uma disputa emocionante na última volta do circuito. A vitória foi conquistada com segundos de vantagem a frente de Filippo Colombo, da Suíça. Ambos ciclistas defendem a equipe BMC MTD Racing. 

Dez segundos atrás do vencedor, o suíço Thomas Litscher, da Kross Orlen Cycling Team, completou em terceiro lugar. Medalhista de bronze em Tóquio 2020, o espanhol David Valero Serrano terminou fora do top10.

Como foi a prova

Um grupo de cinco ciclistas formou um pelotão de frente desde meados da prova e não permitiu mais a aproximação de rivais. Henrique Avancini esteve durante toda competição no pelotão imediatamente atrás, por vezes liderando este segundo grupo, mas caiu de rendimento nos instantes finais da disputa e terminou em nono lugar, três segundos atrás do oitavo colocado.

No domingo passado (20), o ciclista de Petrópolis e melhor brasileiro no mountain bike, havia ficado em oitavo na Internacionales XCO Chelva, que também aconteceu na Espanha. Avancini conhecia bem o circuito disputado hoje, já que venceu a Copa Catalã de 2020.

Avancini é décimo melhor do mundo de acordo com o ranking da União Ciclística Internacional (UCI). O ciclista se prepara para a disputa da etapa de Petrópolis da Copa do Mundo de mountain bike, que será disputada em abril e vai abrir a temporada de 2022 da UCI.

Por Mateus Nagime www.olimpiadatododia.com.br