A cada 2 anos, o Índice Copenhagenize publica uma lista atualizada onde estabelece as cidades que mais se comprometem com a bicicleta. A quinta edição do relatório começou em 2011, com 600 cidades participantes. Dessas, 115 foram escolhidas. As cidades precisam ter mais de 600.000 habitantes e participação modal de bicicleta acima de 2%. Para elaborar a lista, são levados em conta parâmetros com infraestruturas e instalações para bicicletas, a prioridade dos ciclistas no tráfego motorizado, equilíbrio de gêneros entre usuários ou sistemas de bicicletas compartilhadas.

Confira o ranking:

  1. Copenhagen, Dinamarca
  2. Amsterdã, Holanda
  3. Utrecht, Holanda
  4. Antuérpia, Bélgica
  5. Estrasburgo, França
  6. Bordeaux, França
  7. Oslo, Noruega
  8. Paris, França
  9. Viena, Áustria
  10. Helsinque, Finlândia
  11. Bremen, Alemanha
  12. Bogotá, Colômbia
  13. Barcelona, Espanha
  14. Liubliana, Eslovênia
  15. Berlim, Alemanha
  16. Tóquio, Japão
  17. Taipei, Taiwan
  18. Montreal, Canadá
  19. Vancouver, Canadá
  20. Hamburgo, Alemanha

Houve algumas surpresas na lista, como a entrada de cidades novas e algumas que já estavam em listas passadas, mas que tiveram grandes subidas de posição. “Enquanto Copenhague, Amsterdã e Utrecht permanecem no topo, os recém-chegados de diferentes continentes nos mostram como as cidades ao redor do mundo estão dando grandes passos em termos de mobilidade”, disse Morten Kabell, diretor executivo. Copenhague.

Estreando no ranking, Bogotá mostra a sua força, sendo a única cidade da América do Sul na lista. “Bogotá é uma cidade ambiciosa, com condições muito boas”, explicou Morten Kabell. “Ainda há um longo caminho pela frente antes de se tornar um líder mundial em ciclovias urbanas, mas está superando outras metrópoles da América do Sul graças à sua infraestrutura cicloviária para uma crescente sensação de segurança.” 

Outras estreantes são Bremen, Taipei e Vancouver.

Copenhagen
Amsterdã
Utrecht
Antuérpia
Estrasburgo
Bogotá

Fonte da matéria