Araraquara (SP) terá estacionamentos obrigatórios para bicicletas

Um projeto de lei aprovado por unanimidade em sessão ordinária da Câmara Municipal na última terça-feira (30), em Araraquara, SP, visa que todos os locais onde passam muitas pessoas tenham estacionamento obrigatório para bicicletas. O projeto nasceu em uma sala de aula de uma escola particular do município. Lucca Passos Machado, aluno do 8º ano é o autor original do projeto, que foi assinado pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB) e apresentado na sessão da Câmara.

Araraquara, SP (Foto: Prefeitura Municipal de Araraquara)

Ele institui a obrigatoriedade de estacionamento para bicicletas em clubes, shopping, supermercados, instituições de ensino, agências bancárias, igrejas, hospitais, ginásios, teatros, cinemas, museus e ainda em indústrias. 

O parlamentar destacou: “Desta forma falamos de um modelo de cidade que adota a bicicleta como modalidade importante como meio de transporte. Grandes cidades colocam ciclovias e ciclo faixas como alternativa real de transporte público. Temos que incentivar as pessoas a usarem a bicicleta no dia a dia, e garantir estacionamentos adequados, porque hoje não tem onde parar”, frisou. 

Já a vereadora Thainara Faria (PT) lembrou: “Muitos trabalhadores utilizam a bicicleta como meio de transporte há muito tempo. E não é bicicleta de R$ 3 mil reais de 28 marchas e sim bicicletas sem marcha, barra forte. Hoje a bicicleta tem sido vista também pela elite e classes sociais mais altas como meio de transporte, mas para algumas pessoas é o meio de transporte obrigatório. Quando olhamos a necessidade das pessoas e vemos a bike como meio de transporte enxergamos a necessidade de ter locais decentes para guardar e acessar os comércios e outros espaços”, apontou. 

No documento aprovado, o não cumprimento do disposto na lei implicará em multa que será aplicada a cada 30 dias até que se atenda ao estabelecido.

Fonte