APCC Rio 10 anos

A primeira Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC) foi criada em 2013, após a morte do triatleta Pedro Nikolay. Ele fazia seu treino de bicicleta na zona sul do Rio de Janeiro quando um ônibus o atropelou. A tragédia foi o estopim para um grupo de ciclistas procurar o prefeito, Eduardo Paes, para convencê-lo a criar o que se tornaria a primeira APCC do Brasil, no Aterro do Flamengo.

Desde então, a iniciativa se desenvolveu, um Conselho de Segurança dos Ciclistas do Rio de Janeiro foi criado e outras quatro APCCs já foram implantadas na cidade. O projeto que antes era destinado somente aos atletas de competição, hoje é aberto a toda a população e virou modelo a ser seguido por outras cidades.

A Aliança Bike conversou com Raphael Pazos, criador do conselho e um dos principais fundadores da APCC. Ele explicou como se deu a fundação e as dificuldades enfrentadas para que a ideia saísse do papel. “No começo não foi fácil, carros invadiam a pista mesmo bloqueada pela Guarda Municipal”, conta Pazos.

Em 2014, o que foi criado por decreto virou lei municipal e na sequência vieram as outras quatro APCCs, todas com nomes homenageando ciclistas vítimas de atropelamento – a do Aterro do Flamengo, por exemplo, homenageia Pedro Nikolay.

Confira na íntegra os detalhes, relatos e mais informações sobre o funcionamento das APCCs.

Acesse: https://rebrand.ly/APCC10

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike