Cooperação Técnica

A Aliança Bike e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio de um Acordo de Cooperação Técnica, irão criar um amplo diagnóstico da oferta e das condições de uso público por ciclistas nas Unidades de Conservação (UCs) da União.

A proposta é que, através de dados, contagens de ciclistas, entrevistas, estudos de caso, análises dos planos de manejo, entre outros métodos, o estudo possa subsidiar as políticas nacionais para ampliação e melhoria de trilhas, acessos, receptivo e serviços para ciclistas nas Unidades de Conservação.

“No Brasil, a prática do MTB e do cicloturismo se dá essencialmente em áreas públicas, como UCs, parques e estradas vicinais. Esse estudo irá proporcionar uma ampla compreensão sobre o uso público por ciclistas nesses locais e também sobre a própria prática do MTB e do cicloturismo no país”, explica Daniel Guth, diretor executivo da Aliança Bike.

Paulo Faria, coordenador de Planejamento, Estruturação da Visitação e do Ecoturismo do ICMBio, explica que “a parceria com a Aliança Bike é fundamental para oferecer maior inteligência e precisão para que o ICMbio compreenda as necessidades de seus usuários e desenvolva as melhores estratégias possíveis.”

Para Léo Palma, da Pedal Rupestre e um dos coordenadores do estudo pela Aliança Bike, ainda há muitas trilhas que não podem ser usadas integralmente pela bicicleta e com essa parceria será possível analisar como esses parques e UCs entendem a presença da bicicleta dentro desse território.

O acordo tem duração máxima de 24 meses e os trabalhos começam já na semana que vem.

Veja mais: https://bit.ly/48himTf

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News