Andy Barlow recebeu uma mordida seca de uma cobra marrom oriental, no que a AusCycling descreveu como “uma história de cautela”

A Austrália tem uma reputação por seus animais mortais e certamente fez jus a isso em um passeio recente de um ciclista azarado que foi mordido por uma cobra.

No que a AusCycling descreveu como “uma história de cautela” , Andy Barlow recebeu o beliscão da cobra enquanto desfrutava de um passeio de mountain bike na cordilheira You Yangs, em Victoria, depois que ela se enroscou em sua roda traseira. Exceto que esta não era uma cobra comum, mas uma Eastern Brown, que é amplamente considerada a segunda cobra mais mortal do planeta.

Em um país onde cerca de 12 espécies diferentes de cobras são capazes de matar um ser humano , a maioria das picadas de cobra contém algum veneno, mas a Eastern Brown está entre as mais tóxicas. Felizmente para Barlow, a cobra só deu uma mordida seca e sem veneno, embora ele não soubesse disso na época.

O incidente aconteceu, como explica Barlow em uma postagem no Instagram , quando sua roda traseira bateu no que ele pensava ser um galho. Infelizmente para o ciclista australiano, foi uma cobra que posteriormente se enroscou na roda traseira e deu uma mordida na parte de trás da perna.

“Quinta-feira foi um dia agitado no You Yangs, para dizer o mínimo!” ele disse. “Subindo a trilha de ácido láctico quase até o topo, ouvi algo nos arbustos passando e depois algo batendo na minha roda traseira. Achei que era apenas um galho entrando na roda traseira e atingindo a parte de trás da minha perna direita enquanto a roda girava, travando lentamente a roda traseira.

“Eu pulei da bicicleta e vi uma cobra marrom enrolada na roda traseira, na primeira reação fui mordido com certeza.”

De acordo com a Cruz Vermelha Australiana , é importante que a pessoa permaneça relaxada após ser picada por uma cobra para evitar que o veneno se espalhe. Barlow seguiu esse conselho e a sorte estava do seu lado quando ciclistas que passavam vieram em seu auxílio com bandagens para que ele pudesse envolver a área afetada – outro passo importante caso fosse picado por uma cobra – antes de chamar os serviços de emergência.

Depois de passar a noite no hospital, que incluiu “muitos exames de sangue”, Barlow foi liberado porque a cobra havia dado uma mordida seca sem qualquer veneno. A maioria das picadas de cobras marrons orientais são secas, mas ainda é importante procurar atendimento médico imediato se alguma vez for picado.

Após o incidente, Barlow alertou outros ciclistas que andavam na Austrália para se prepararem com um kit para picada de cobra.

“Ao longo dos meus 50 anos, tive muitos problemas com cobras, mas este é o mais próximo até agora. Esteja preparado quando estiver ao ar livre nesta época do ano, com certeza terei um kit para picada de cobra em todos os momentos a partir de agora!

“MUITO OBRIGADO aos caras por me pararem e me ajudarem, aos serviços de emergência e ao Neil da Parks Victoria por cuidar da minha preciosa bicicleta nova! VOCÊS SÃO TODOS LENDAS, OBRIGADO!”

Por Tom Hallam-Gravells / GCN

Fonte