Pogacar é líder: como foi o fim de semana do Tour

Tadej Pogacar agora é líder do Tour e favorito ao título (A.S.O. / Pauline Ballet)

Hoje é dia de descanso no Tour de France. Após dois dias puxados nos Alpes, os pilotos vão recuperar as energias para voltar à décima etapa amanhã, entre Albertville e Valence.

No sábado, 03, o belga Dylan Teuns (Bahrain Victorious) venceu isolado. A etapa foi marcada por chuva intensa, e Tadej Pogacar terminou assumindo a liderança geral, perdida por van der Poel.

Teuns, que era um dos fugitivos da corrida, terminou a etapa de montanhas de 150,8 km em 3h54m41s. O espanhol Ion Azagirre terminou em segundo, a 44s, e o canadense Michael Woods ficou em terceiro, a 47 s.

Pogacar atacou nos últimos 30 km, e aproveitou a péssima prova de van der Poel. Agora, é favorito ao título.

Já no domingo, 04, quem venceu foi Ben O’Connor, da AG2R-Citröen. O australiano acabou disparando na classificação geral também: é o segundo colocado.

A competição KOM ocupou o centro das atenções durante grande parte da corrida de domingo de 144,9 km de Cluses a Tignes. Nairo Quintana (Arkéa Samsic) estava em uma missão e conseguiu a maioria dos pontos KOM do dia para assumir o controle da camisa de bolinhas. Depois de uma longa luta para se separar, Quintana juntou-se a Sergio Higuita (EF Education-Nippo) e Ben O’Connor (AG2R-Citroën) no caminho para a escalada mais longa do 2021 Tour de France.

O’Connor foi o líder virtual da corrida por um breve período e, com isso em mente, os dois colombianos o forçaram a liderar a penúltima subida, antes de aumentar a pressão na descida para Bourg-Saint-Maurice. O australiano ficou feliz por descer no seu próprio ritmo e provou ser o mais forte de longe na Montée de Tignes.

Após 17 km solo, O’Connor colocou 5:07 em seus perseguidores para obter uma vitória confiante na primeira chegada ao topo do Tour, também saltando para o segundo lugar geral às 2:01 atrás de Pogacar, tornando-o o único piloto dentro de cinco minutos de a liderança da corrida. Mattia Cattaneo (Deceuninck-QuickStep) foi o mais forte do grupo de perseguição, ficando em segundo na frente de Sonny Colbrelli (Bahrain-Victorious), que terminou em um notável terceiro lugar, somando 15 pontos importantes na competição de camisa verde.

Mais abaixo na montanha, Pogacar estendeu sua liderança sobre seus rivais por mais 32 segundos.

9ª etapa do Tour de France 2021 – Classificação Geral

1 Tadej Pogacar (Slo) UAE Team Emirates 34:11:10
2 Ben O’Connor (Aus) AG2R Citroën Team 0:02:01
3 Rigoberto Uran (Col) EF Education-Nippo 0:05:18
4 Jonas Vingegaard (Din) Jumbo-Visma 0:05:32
5 Richard Carapaz (Equa) Ineos Grenadiers 0:05:33
6 Enric Mas Nicolau (Esp) Movistar Team 0:05:47
7 Wilco Kelderman (Hol) Bora-Hansgrohe 0:05:58
8 Alexey Lutsenko (Kaz) Astana-Premier Tech 0:06:12
9 Guillaume Martin (Fra) Cofidis 0:07:02
10 David Gaudu (Fra) Groupama-FDJ 0:07:22

Ben O’Connor na etapa de ontem (A.S.O. / Pauline Ballet).
Etapa 9 (A.S.O. / Charly Lopez).
Etapa 9 (A.S.O. / Pauline Ballet).
Etapa 8 (A.S.O. / Charly Lopez).
Dylan Teuns na etapa 8 (A.S.O. / Charly Lopez).