A Serra da Canastra, no sul de Minas Gerais, é um ótimo destino para os ecoturistas que apreciam a natureza em estado bruto, e que gostam de desafiar seus próprios limites vencendo as inúmeras montanhas dessa região, gratificados pelo magnífico visual e pelo banho em rios e cachoeiras de água cristalina e fria, mas ao mesmo tempo revigorante.

Neste roteiro de um final de semana, a proposta é percorrer de bicicleta um dos mais belos trechos dessa fascinante região.

© Equipe PedaLLa

Primeiro dia
35 km

Partindo da cidade de São João Batista do Glória, segue-se pelo belíssimo Vale dos Canteiros, passando pela impactante Cachoeira do Quilombo, a segunda maior da região, para daí ascender-se ao Vale da Babilônia. Por ali segue-se entre belas montanhas, até o seu extremo norte, onde está a Pousada da Vanda, uma rústica pousada rural, parada obrigatória dos ecoturistas, atraídos pela simplicidade do lugar e pela deliciosa comida caseira ali servida, onde fazemos pouso por uma noite.

© Equipe PedaLLa

Segundo dia
25 km

No dia seguinte, enfrenta-se o maior desafio deste roteiro: vencer os 2 km da íngreme subida da Serra Branca, assim chamada pelo seu piso esbranquiçado de calcário. Vencido o desafio, tem-se então a gratificação pelo esforço, promovido pelo magnífico visual do Vale da Canastra, tendo ao fundo o Paredão da Canastra, por onde despenca a majestosa Casca D’Anta, vedete dessa maravilhosa região do Brasil, com 186 m de queda (sexta maior queda do Brasil), em cujos “pés” termina este fantástico passeio.

© Equipe PedaLLa