Já pensou você ir para a serra gaúcha e descobrir que é possível desfrutar de todas as belezas e delícias desse lugar com um elemento a mais, fantástico e imersivo?

Então que tal conhecer esse roteiro romântico e apaixonante em cima de uma bike?

Isso é possível com a iniciativa pioneira da rede de hotéis e turismo Dall’Onder. São pelo menos seis roteiros diferentes que variam entre 4h, 6h, ou 8h de duração.

São eles:

  • Vale dos Vinhedos
  • Caminhos de Pedra
  • Vale do Rio das Antas
  • Estrada do Sabor
  • Rota das Grutas
  • Rota dos Túneis Ferroviários

Tudo isso com todo o suporte logístico da turma do Que tal de Bike?: bikes apropriadas para o seu biotipo (inclusive e-bikes), estrutura de suporte com van de apoio e total assistência para que o seu pedal seja o mais tranquilo e seguro possível.

Que tal de bike?

Minha esposa e eu optamos pelo roteiro de 4 horas (14 km) pelo Vale dos Vinhedos e tivemos a comodidade de contratar o passeio na agência que fica anexa ao Dall´Onder Grande Hotel, onde estávamos hospedados. Pontualmente às 09h embarcamos na van que nos levou ao ponto de partida do nosso roteiro, que foi a histórica “Igreja do Vinho” onde a bebida símbolo da região foi usada na sua construção, o que, diz a lenda, lhe confere um aroma característico que é perceptível aos que adentram nela.

Após a conferência dos equipamentos da bike e de segurança, partimos pela Via Trento, uma estrada de paralelepípedo de dificuldade leve que nos levou até a primeira parada do roteiro na Casa Madeira Delicatessen, onde pudemos degustar e nos hidratar com sucos e drinques sem álcool. Recuperados da primeira etapa, partimos para descer o vale na parte que obviamente foi a mais fácil do percurso. No final desse trecho chegamos a um belo casarão de pedras típico da região onde encontramos a vinícola Videiras Carraro, com opção de degustação de sucos, vinhos e espumantes.

Após algumas fotos debaixo dos parreirais, começamos o trecho em subida que fez as pernas e braços trabalharem de verdade, chegando então na parte mais alta do Vale dos Vinhedos. Ali conseguimos desfrutar de um roteiro entre os parreirais com paisagens de tirar o fôlego. Depois acessamos a estrada principal do Vale, a Estrada do Vinho por um trecho curto, e entramos novamente em estrada de chão no meio de mais uma leva de parreirais com seus plátanos servindo de base para cada carreira de parreiras. Então chegamos ao final, mas não sem antes testar nossa resistência numa subida moderada que nos levou a conclusão do tour com direito a lanche, hidratação, boas risadas e lembranças inesquecíveis. Se estiver na Serra Gaúcha você já sabe: Que tal de Bike?

Já a Casa da Ovelha, que também pertence a rede Dall´Onder, é um passeio que vale a pena conhecer. Pra quem nunca esteve na fazenda ou não tem nenhuma experiência com o trato de animais, participar nas diversas atividades do complexo como amamentação, pastoreio com os cães Border Collies, apresentação de falcoaria ou mesmo aprender um pouco mais sobre os produtos a base de leite de ovelha, e depois degustá-los no final, é algo que não pode faltar no seu roteiro pela Serra Gaúcha.


Lóri de Aguiar

“Estar entre as paisagens da Serra Gaúcha, sentindo a brisa no rosto, o perfume das rosas, observando as infindáveis videiras por todo o percurso com a segurança e o suporte do pessoal do Dall´Onder e Que tal de Bike, foi algo surreal. Por mais desafiador que possa parecer para quem não tem muita experiência ou fôlego para encarar um roteiro na serra, o resultado superou todas as minhas expectativas. Sem falar nas paradas nas vinícolas com direito a degustação de vinhos, sucos e espumantes nos casarões antigos ou até mesmo debaixo dos parreirais. E, pra concluir, quando as energias estavam realmente no fim, um lanche reconfortante com direito a café, chá, doces e salgados, além dos maravilhosos iogurtes a base de leite de ovelha da Casa da Ovelha. Recomendo muito o passeio e agradeço por todo o suporte e segurança passados a mim e ao meu marido pelo Evandro, do Que Tal de Bike, e do seu Miro, que nos acompanhou com a van de apoio.”


Maiquel de Aguiar

“A experiência nos hotéis Dall’Onder foi completa e inesquecível do começo ao fim. Desde a chegada na recepção, onde por coincidência chegavam ao mesmo tempo centenas de pessoas para um evento, e que, nem por isso, deixamos de ser bem recebidos por funcionários atenciosos e cordiais, até o chek-out, tudo correu muito bem. A estadia, principalmente no novíssimo hotel da rede, o Dall’Onder Planalto, foi algo que vale a pena destacar. O quarto estava impecável com uma proposta clean, moderna, mas sem perder o aconchego. O banheiro, espaçoso e moderno. A academia, muito bem equipada com equipamentos novos e funcionais, pra quem não quer perder a forma após desfrutar dum generoso e bem servido café da manhã incluso na diária com direito ao consumo dos produtos diferenciados e atrativos aos intolerantes à lactose da famosa Casa da Ovelha.”

“Já no Dall’Onder Grande Hotel podemos destacar a piscina coberta e aquecida a uma temperatura confortável proporcional ao frio da Serra Gaúcha. Seus jatos de hidromassagem são ideais para recompor as energias após um dia de passeios a pé ou de bike, aproveitando os diversos roteiros de cicloturismo propostos pelo hotel através do Vale dos Vinhedos.  Falando nisso, o passeio de bike pelo Vale dos Vinhedos promovido pela rede Dall´Onder, que é reconhecido como o Primeiro Bike Hotel do Brasil, em parceria com o pessoal do “Que tal de Bike?” foi mesmo inesquecível.”