O litoral catarinense é um dos mais bonitos do Brasil e o circuito Costa Verde e Mar dá ao cicloturista um mostruário completo dessa beleza.

A convite do professor Arnaldo Farias, blogger do Nóis na Fita a TV, eu (Claudia Franco) e meu companheiro Marcelo Ruivo participamos com ele de uma cicloviagem pelo Circuito Costa Verde e Mar, em Santa Catarina.

Quando você ficar em dúvida entre pedalar por montanhas ou pelo litoral, escolha o Circuito Costa Verde e Mar, que compreende os dois cenários de forma esplêndida e é o primeiro circuito de Cicloturismo do Brasil a incorporar a região do litoral.

O Circuito Costa Verde e Mar está localizado na região centro norte do Estado de Santa Catarina, percorre 10 municípios, sendo sete no litoral: Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha e Porto Belo, e mais três no interior: Camboriú, Ilhota e Luís Alves, perfazendo um total de 270 km. A maior quilometragem do percurso se dá por estradas de terra e vias urbanas.

O Costa Verde e Mar oferece uma grande variedade de paisagens e cultura, pois mescla trechos de litoral com o interior, passando por pontos turísticos de destaque e natureza de beleza incomparável.

Embora Balneário Camboriú não faça parte do Circuito Costa Verde e Mar, iniciamos a cicloviagem nesta cidade. Passamos por diversas praias badaladas e outras totalmente desertas rodeadas pelo verde intenso da Mata Atlântica.

O litoral ainda guarda os fortes traços da colonização açoriana, enquanto no interior a influência é notadamente alemã e italiana, marcada pelas casas de madeira em meio aos imensos arrozais.

O litoral catarinense é um dos mais bonitos do Brasil e o circuito Costa Verde e Mar dá ao cicloturista um mostruário completo dessa beleza. A seguir, um pouco do que encontramos em cada cidade.

© Claudia Franco

Balneário Camboriú (não faz parte do circuito Costa Verde e Mar)

Praias tranquilas ou agitadas, bons restaurantes, casas noturnas e uma programação variada tornaram Balneário Camboriú um dos principais destinos brasileiros. O passeio nos bondinhos aéreos do Parque Unipraias, situado entre a Praia Central e a de Laranjeiras, oferece uma visão privilegiada e panorâmica da cidade, da baía, do rio e da Mata Atlântica. A rodovia Interpraias, que liga o município a Itapema, proporciona acesso fácil às praias, em cenário de grande beleza. A famosa Praia do Pinho, primeira oficial de naturalismo no país, está entre os atrativos.

Balneário Piçarras

Possui uma das mais fascinantes e limpas orlas marítimas de Santa Catarina, segundo a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma). O município também é palco da etapa inicial do Campeonato Brasileiro de Jet Ski. As atrações não se restringem ao verão. A Festa Nacional do Mar, que ocorre em julho, cultiva a tradição portuguesa e açoriana. O município ainda possui uma área rural privilegiada onde é possível desfrutar de cenários pitorescos e praticar atividades como trilhas, cavalgadas e pesca esportiva.

Bombinhas

Cercada de baías, costões, enseadas e mais de 30 belas praias, o município é um verdadeiro templo natural. Possui biodiversidade marinha e de aves, sendo a única reserva marinha do sul do Brasil. As ótimas opções de hospedagem, compras e gastronomia aliadas à exuberante natureza, fazem de Bombinhas um ótimo destino para aproveitar os momentos de descanso.

© Claudia Franco

Camboriú

É uma região de belíssimas paisagens no meio de imensas cadeias de montanhas. A cidade conta com hotéis, pousadas, estrutura para eventos e convenções, fazendas históricas, cachoeiras, passeios ecológicos, esportes radicais e de aventura, além dos recantos naturais. Excelente para relaxar e curtir.

Não é necessário ser atleta para percorrer esse circuito, pois o grau de dificuldade não é muito alto,… Vale a pena fazer o circuito com calma, aproveitando-o bem.

Ilhota

Fundada pelo belga Maximiliano Luiz Van Lede, em julho de 1845, o município é conhecido nacionalmente pela capital da moda íntima e moda praia. Preços acessíveis, variedade de opções e bom atendimento fazem da localidade um lugar para onde sempre se deve voltar.

Itajaí

© Claudia Franco

O município preserva seus patrimônios arquitetônicos, trazidos por portugueses, africanos, alemães e italianos. Na cidade é possível desfrutar de cinema, teatro, feiras de artesanato, exposições e shows musicais. Outro atrativo é sua beleza natural, com seis belíssimas praias. Itajaí tem sido também rota do turismo náutico, com a atracação de grandes transatlânticos.

Itapema

A combinação entre natureza e infraestrutura encanta os turistas. A cidade oferece aventuras ecológicas aos amantes do ecoturismo, além de locais para a prática de mergulho, pesca e outros esportes náuticos. É considerada o terceiro destino mais procurado por veranistas em Santa Catarina.

Luís Alves

É reconhecida pela fabricação de aguardente e também pela produção de bananas. Destaca-se por possuir uma arquitetura rústica, característica trazida por seus colonizadores de origem europeia, como italianos, alemães e poloneses. As grutas com imagens de santos são outro atrativo da região.

© Claudia Franco

Navegantes

É o terceiro maior centro de captura e beneficiamento de pescados da América Latina. O Porto tem atraído a atenção de muitas empresas nacionais e internacionais. Como diversão, Navegantes oferece um dos melhores carnavais de Santa Catarina, com o maior bloco de sujos do sul do país, o Navegay, que reúne cerca de 40 mil foliões todos os anos. Não podemos deixar de lado as belas praias, ideais para a prática do surfe.

Penha

O jeito de vila de pescadores atrai os que buscam tranquilidade. São 19 praias distribuídas em 31 km de orla. Outro atrativo é o Beto Carrero World, considerado o maior parque temático do mundo. A capela São João Batista, construída em 1759, em Armação, é outra opção para ser visitada. Nela é possível vislumbrar uma linda vista da Baía de Itapocorói.

Porto Belo

O encanto da cidade se deve à natureza preservada, às praias limpas e às charmosas construções de origem açoriana. Possui boa infraestrutura turística e de serviços, com hotéis, pousadas e campings, além de restaurantes com gastronomia sofisticada. Conta ainda com casas noturnas de renome, consideradas as mais badaladas de Santa Catarina.

© Claudia Franco

Fizemos uma cicloviagem autossuficiente. Não utilizamos nenhum tipo de apoio. Saímos de São Paulo de ônibus em direção a Balneário Camboriú. Não tivemos nenhuma dificuldade com o embarque das bicicletas, embora o primeiro atendente nos dissesse que teríamos que efetuar um pagamento extra pelo embarque das bicicletas, logo rebati a afirmação do mesmo dizendo que eu havia feito contato prévio com a Aviação Catarinense e fui informada da não existência de cobrança extra. Fique atento a estes detalhes, pois do contrário você pode ser lesado.

Para iniciantes em Cicloturismo sugiro lerem com muita atenção as informações a respeito do Circuito Costa Verde e Mar que estão nos links: costaverdemar.com.br/cicloturismo e costaverdemar.wordpress.com.

Não é necessário ser atleta para percorrer esse circuito, pois o grau de dificuldade não é muito alto, mas é necessário estar em boa forma física e acostumado a andar várias horas seguidas de bicicleta. Vale a pena fazer o circuito com calma, aproveitando-o bem. Para quem dispuser de tempo recomendo permanecer mais que um dia em algumas cidades para poder visitar com calma os incríveis pontos turísticos e também “lagartear” pelas praias maravilhosas ao som do barulho das ondas.