Cicloaventura – em busca do desconhecido

Não se sabe onde surgiu ou a primeira vez em que se falou ou escreveu  a palavra cicloaventura. Nem mesmo os fóruns e encontros de amantes do cicloturismo ou até mesmo a academia, mapearam e se aprofundaram no termo. Uma coisa que se sabe é que, embora não definida, a cicloaventura é uma realidade na viagem e experiência de muitos cicloturistas. A Cicloaventura, em busca do desconhecido.

Serra Gaúcha Mapeando novas rotas para Cicloaventura. Self: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

No Brasil cicloaventura é usada em alguns textos sobre turismo. Na realidade é bem provável que o setor tenha nomeado a prática pela primeira vez pois é consenso que o turismo de aventura é uma das suas raízes. Por sua vez, o turismo de aventura está dentro de um guarda-chuva epistemológico no turismo: o ecoturismo. Então para entender o que é cicloaventura pesquisei suas origens.

Cachoeira do Perau em Ponta Grossa – Thiago Fantinatti. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Ecoturismo e Turismo de Aventura

No Brasil define-se ecoturismo como segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva a sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas (MIeI/MA -Diretrizes para uma política nacional de ecoturismo, 1995: 5

Cicloaventura na Espanha. Foto: Antonio Jiménez

No ecoturismo um dos segmentos em expansão é o turismo de aventura. Segundo o dicionário etimológico, a palavra aventura  vem do latim adventura, que significa “as coisas que têm que vir”. Então nesse sentido a aventura é um atividade rumo ao desconhecido para o qual deve se estar preparado.

Experiência

Conforme indicam Fluker e Turner (2000: 380), uma aventura requer três elementos: “liberdade de escolha; gratificação intrínseca; e um elemento de incerteza, por exemplo, quando o resultado da experiência é desconhecido ou seus riscos são imprevisíveis”.

Escarpa devoniana no Paraná: Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Portanto o turismo de aventura surge de experiências e técnicas expedicionárias em constante evolução como; montanhismo, navegações, viagens a pé, cicloviagens, canoagem,  etc. Em comum essas atividades e ações possuem o  elemento de incerteza, e essa característica motiva os amantes da aventura em conhecer, desbravar e encarar os obstáculo.

Nas trilhas do Lobo. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Mas e a Cicloaventura? 

Fiz uma enquete no Grupo Cicloturismo Brasil e li  muitas respostas.
O entendimento dos ciclistas variam, vai de duração da cicloviagem, destino, custos financeiros dentre outros;  “Uma viagem de bicicleta de longa duração passando por locais de extrema beleza natural e habitados  por comunidades pequenas com culturas variadas”, escreveu Rafael Louzada. “Cicloviagem ou cicloturismo é de alguma forma uma cicloaventura ! Tanto um como outro possuem algo em comum, a bicicleta e o ciclista e por fim os diferentes destinos turísticos!… A Cicloaventura, em busca do desconhecido, é intensa e permite você conhecer o mundo por um olhar diferenciado”, declarou Ale Foggiatto de Andrade.

Nos Campos Gerais do Paraná. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Opinião

“Pode ter diferenças entre cicloviagem e cicloaventura. Por exemplo a questão financeira. O cara tem uma bike top, dorme em hotéis caríssimos, tem equipe de apoio, tudo muito bem planejado e previsível. Outra coisa é uma Cicloaventura, em busca do desconhecido de verdade, onde somos surpreendidos pelo desenrolar da viagem, os perrengues e o inesperado fazem parte do caminho”, completou Julio Cesar dos Santos. A cicloaventura também pode ser vivenciada na cidade. “Um tipo, de cicloaventura é andar de bicicleta em uma via compartilhada com veículos automotores” pontuou Lucas Quaresma.

Colônias no Paraná. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Cicloaventura, em busca do desconhecido.

Houve também respostas reconhecendo que o termo não é muito usado por ciclistas; “Cicloaventura não é um termo comumente utilizado entre ciclistas. Eu poderia considerar todos os pedais exploratórios, quando não conheço o local, independente de ter feio ou não um planejamento ou independente da duração. Aventura é aquele passeio ou viagem onde existe descoberta e uma dose de imprevisibilidade, comentou  Mox Kenzler.

“Para mim, cicloaventura é uma viagem maravilhosa onde você se aventura em uma bike, carregando suas coisas em um alforge, vivendo cada momento incrível que só uma aventura assim proporciona”,  contou Marcia Amalia Bruno.

Nas trilhas do Lobo. Foto: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur

Ficou claro que embora não usem tanto a palavra cicloaventura, muitos(as) já a vivenciaram. Alguns ciclistas experientes no cicloturismo definem também o que é a cicloaventura e o que a difere de outras experiências na bicicleta.

Mountain Bike na Cicloaventura

“Já há algum tempo uso o termo cicloaventura em palestras, consultorias  e obviamente em territórios desconhecidos quando estou mapeando caminhos. Cicloaventura para mim é um pedal que a gente sai para curtir a natureza e por rotas desconhecidas, que não sabemos o que encontrar pelo caminho. É também uma forma de cicloturismo mais desbravadora, um pedal mais forte, que exige uma bike mais resistentes e ciclistas aventureiros e preparados para encarar os imprevistos”, isso pra mim é Cicloaventura, em busca do desconhecido. declarou Ivan Mendes, CEO do Lobi Cicloturismo, desenvolvendo circuitos de cicloturismo no Paraná.

Ivan Mendes CEO Lobi, nas trilhas do Lobo. Foto: Agostinho Creplive

Uma grande aventura

Posso descrever a primeira vez em que fui de bicicleta até Campo Largo/PR, perto de Curitiba (onde morava antes da volta ao mundo). Já percorrera este caminho várias vezes de moto, carro e ônibus, mas o fato de ir de bicicleta transformou a viagem em uma grande aventura que jamais esquecerei. Tanto para quem está começando e deseja ir de bicicleta até a cidade vizinha ou para quem já tem experiência e quer seguir viagem só com nosso guia na mão, a busca pelo desconhecido, pela aventura é, para nós, o melhor estilo de viagem, pois aventura em uma viagem sempre significa o próximo passo, a evolução, a busca do novo que está fora do cotidiano, aquilo que preciso ou quero para aprender e viver mais”, escreveu Antônio Olinto,  do Projeto de Cicloturismo no Brasil.

Cicloturistas internacionais Olinto e Rafaela. Foto © Rafaela Asprino

Visão sobre Cicloaventura

A variedade de respostas também mostrou um denominador comum ou um elo que une todos os cicloturistas, cicloviajantes; a busca pelo desconhecido.  Expressão que une as experiências e visões sobre o que é a Cicloaventura, em busca do desconhecido. Os territórios, as fronteiras o tempo e espaço são variáveis e particulares a cada um. É nesse entendimento que, ao sair para pedalar rumo ao desconhecido, por caminhos nunca antes atravessados de bicicleta, entendo também que muitas vezes todos nós somos cicloaventureiros.

Edição e produção: Ivan Mendes © Lobi Ciclotur
Texto: Gil Sotero