É uma modalidade do ciclismo influenciada pelo trial de motocicleta. Pratica-se em bicicletas aro 20,24 e 26, e deve-se passar pelos obstáculos sem ter contato físico (pés e mãos) com eles. Foi criado na Catalunha, Espanha, por Pedro Pi, e hoje é praticado no mundo inteiro. É um esporte que combina habilidade, equilíbrio, técnica, coragem e o inusitado.

Fred garbim © Iolanda Christy
EDU GARBIM © Iolanda Christy
Simone Sawaya © Iolanda-Christy
Joao Andre © Iolanda Christy

No Bike Trial, os obstáculos podem ser tanto naturais, quanto artificiais. Pedras, troncos, rios, areia, limo, ladeiras íngremes e escorregadias são alguns dos desafios do natural. Já no artificial, pallets, carretéis, barris, pneus de trator, vigas de madeira e caixotes podem fazer parte do circuito. O vencedor é quem chega ao final da prova com menor número de faltas cometidas.

“habilidade, equilíbrio, técnica, coragem e o inusitado”

RODRIGO MORAES © Iolanda Christy

SÃO PAULO

Em São Paulo, existem 10 atletas praticantes do esporte, como Edu Garbim, João André, Paulo Jacob, Paulo Caeté, Pedro Marques, Márcio Rodrigues, entre outros. O esporte foi difundido no país por Edu Capivara na década de 90, que praticava muito no Parque Ibirapuera com o piloto Cris Santos e Ribeiro. Hoje, o Bike Trial é praticado em locais como a Praça do Palácio Morumbi, Freguesia do Ó, Salto em Itu, Itanhaém, no litoral paulista, Parque Ibirapuera e no galpão de treinamentos do piloto Paulo Jacob. Além disso, o piloto Edu Garbim faz shows por todo o Brasil com companhia circense e shows solo (veja mais na seu Instagram: @edugarbim).

Paulo caete © Iolanda Christy

Pelos interiores de São Paulo, mais precisamente em São Roque, também se pratica o esporte com os atletas Diego Vaz (Audax) e Marcio Rodrigues. Em São João da Boa Vista, onde fica o maior bike park do país, o Cascão Bike Park, que é uma pista para moto e Bike Trial, se destacam os irmãos Rodrigo e Rafael Moraes, e o atleta Diego Magno, que competiu a Copa do Mundo UCI de Bike Trial.

TRIAL BH Tiago Barros © Ernane
TRIAL BH Saulo Santos © Ernane

BH

O esporte em Belo Horizonte teve início por volta de 1995, na região do Barreiro, quando Pitterson Firmino (Pit) e seu amigo Ronaldo (Ticão), assistiam uma matéria de esportes radicais na MTV, onde se depararam com aquela modalidade diferenciada com bike adaptada de Mountain Bike. O piloto era a lenda Hans Reis, até hoje praticante do esporte. Depois de uma rápida pesquisa, eles começaram a praticar e logo montaram uma pequena pista com suas bikes adaptadas.

Anos mais tarde, na extinta revista BICI Sport, viram uma matéria com Edu Capivara, referência do Bike Trial no país, e viram a oportunidade de se aproximar do esporte. Entraram em contato com ele e descobriram que ele faria uma apresentação no BH Shopping; a euforia foi geral ao estar perto de tanto talento.

TRIAL BH Leonardo Silva © Ernane

Logo após a iniciação de Pitterson e Ronaldo na modalidade, vieram novos adeptos, como Walace Nascimento, Fabiano Dias, Saulo Santos, Leonardo Ribeiro, Ernane Sousa, Alexandre Santos, Alexsandro Santos, Dimicley Gandra, Weslei Morais, Rodrigo Alves, Ruminique Lima, Renato Rocha (In Memorian), Lucas Nascimento, Jhonny Borges, Leonardo Martins, Tiago Barros e Rodrigo Marcos.

Para os mais experientes desta turma, o início não foi fácil, pois não existiam peças ou lojas especializadas no ramo. Íamos, então, para a serralheria e fazíamos nossas próprias bikes, de ferro, sem muito acabamento e com muito improviso; o tombo “às vezes” era certeiro. Somente em 2007, apareceu a loja virtual Bike Trial Brasil, onde as primeiras peças originais entraram no mercado, por iniciativa do nosso amigo Clayton Andrade, amante do esporte na cidade de Ipatinga. Anos mais tarde, infelizmente, a loja teve que fechar.

TRIAL BH Walace Nacimento © Ernane

Nossas dificuldades não pararam por aí: falta de patrocínio, de apoio e de local de treino permearam nossa trajetória. Em 2014, esta história estaria prestes a mudar, quando o piloto Ernane Sousa fez uma viagem turística para Barcelona e visitou uma pista em Sabadell e um campeonato em Torredembarra. Nesta visita, viu que a pista não tinha muita dificuldade de construção, somente na aquisição dos materiais. Retornou cheio de ideias, já vislumbrando um espaço onde seria possível construir uma pista. Para isso, contou com a ajuda do seu sogro Alair de Souza.

Tudo contribuiu para que ela se tornasse a primeira de Bike Trial oficial de Minas Gerais, com a ajuda de doações e a força e a união dos pilotos, além da ajuda da associação do bairro local, que cedeu o espaço. Nossa pista hoje conta com pneus, dormentes e manilhas, dispostos de forma técnica, para a elevação de nível dos pilotos.

TRIAL BH Rodrigo Marcos © Ernane

Atualmente, o Bike Trial se sustenta por aqueles que realmente amam viver no limite. É preciso equilíbrio, força e muita técnica para participar de um campeonato.
Todos os anos, os pilotos promovem encontros nacionais, que acontecem no feriado de Carnaval (São João da Boa Vista-SP está em sua 9ª edição) e em julho (Caldas Novas-GO, que está na sua 2ª edição).

Para saber mais sobre ou acompanhar o cenário do Bike Trial em Belo Horizonte, siga a gente no Facebook, Instagram, Youtube e Google Maps, pesquisando por Bike Trial Park BH.

TRIAL BH Lucas Nascimento © Ernane

GOIÁS

O Bike Trial chegou em Caldas Novas por volta de 1992, trazido pelo piloto Edu Capivara. Na época, o BMX brilhava na cidade. E foi em uma corrida da modalidade que apareceu uma bike estranha com uma coroa bem pequena no pedivela. Logo, o piloto Cris Santos se apaixonou pelo Trial. E hoje, Caldas Novas ficou conhecida como o berço do Bike Trial, trazendo grandes nomes para a modalidade, como Cris Santos, Nelson Reis (Ceará), Robson Lima, Roberto Dinamite, Walter Leal, Watyla Braz, João Negão, dentre outros. Hoje temos novos talentos, como Pablo Santos e Carlos Eduardo Cadu. A cidade possui uma das melhores pistas de Bike Trial da América Latina, e já sediou o Encontro Goiano de Bike Trial em 2017 e 2018. Walter Leal se tornou referência do esporte em Goiás, sendo de sua autoria a construção da primeira pista destinada só para a prática do Bike Trial.