Nenhum amante da bicicleta gosta disso, mas às vezes é inevitável: talvez você se machuque, fique doente ou tenha algum outro imprevisto, e por isso precise ficar um tempinho sem poder pedalar.

Mas isso não quer dizer que sua bicicleta precise ficar largada em algum canto sem nenhum tipo de assistência. Até porque isso não pode acontecer: uma bicicleta muito tempo parada pode ter problemas de funcionalidade.

Ao guardar a bicicleta

Guarde sua bicicleta bem limpinha e lubrificada. Bem limpinha envolve estar bem seca. Lubrifique corrente e as outras partes de metal da bicicleta. E, ao guardar, cubra a bicicleta com carinho para ela não pegar poeira.

Deixe a bicicleta na marcha mais alta. A marcha mais alta reduz a tensão da mola do desviador, ou seja, a mola vai demorar mais para cansar. Essa configuração é a que menos estressa o sistema de câmbio.

De vez em quando, se você puder, verifique a pressão dos pneus para evitar deformações neles. Isso é importante para que não aconteça de a bicicleta ficar apoiada por muito tempo sob pneus completamente vazios. Mas, se você guardar a bicicleta suspensa, não precisa se preocupar com isso.

É bom bombear os freios periodicamente, senão os pistões podem secar.

“É melhor deixar as suspensões no modo “aberto”. Se as suspensões ficarem em modo de bloqueio, com a mola tensionada, ela, com o tempo, pode perder força e não ser mais capaz de bloquear passagem de óleo. Isso pode causar um conserto bem caro.”

Dicas assim aumentam e muito a vida útil da sua bicicleta. Pode ser um pouquinho trabalhoso manter essa rotina de verificações, mas quando chegar o dia de você retomar suas pedaladas, vai agradecer a si mesmo por ter cuidado tão bem da sua magrela. E ela vai te agradecer também!