3 dicas para iniciantes

Já sabemos que o pedal pode trazer muitos benefícios à vida dos ciclistas. Além de ser uma atividade muito funcional, o ciclismo é um esporte de grande versatilidade, se levarmos em conta as várias modalidades que possui.

Com o ciclismo, aprendemos valores que nos serão levados para a vida toda, seja a forma como planejamos os trajetos para alcançar os objetivos que queremos alcançar ou ainda que nenhum limite é de fato intransponível.

Mas se você está aqui neste post, é porque certamente já sabe que o ato de pedalar pode trazer uma experiência de vida totalmente nova a você, certo? Então, queremos te dar os parabéns por essa grande escolha, sem dúvidas nenhuma você não irá se arrepender.

Você já deu um grande passo e se permitiu adentrar ao mundo do ciclismo, precisamos te passar umas dicas de qual bike escolher para iniciar no pedal. Por isso, fique com a gente e siga as nossas dicas.

© Trek

1. Bikes urbanas

As bikes urbanas são voltadas para passeio pela cidade. São conhecidas pelo seu grande conforto e pela leveza. Geralmente, são encontradas em alumínio com aro 26 para pessoas adultas e aro 24 para o público infantil.

Por  serem utilizadas para uma infinidade de situações do dia a dia, as bikes urbanas possuem diferentes modelos, e o melhor para um iniciante vai depender muito das suas necessidades.

Se você conta com pouco espaço de armazenamento, certamente as bikes urbanas dobráveis são as melhores opções, visto que são leves e de fácil transporte.

© Blitz

A propósito, se você é iniciante e gostaria de uma bike para ir trabalhar, as bicicletas dobráveis são uma excelente escolha, já que podem ser guardadas até mesmo dentro de sua sala. Mas considere que tais bicicletas costumam ser menos velozes que as demais bikes urbanas.

O certo é que, com uma bicicleta urbana, você consegue estabilidade, conforto e maior possibilidade de equipá-la, afinal, já podem ser encontradas com buzinas, farol, paralamas e até bagageiro.

© Nathor

Há ainda no mercado algumas bikes urbanas voltadas para o público feminino que já possuem uma cestinha para transporte de cargas extras, espelhos retrovisores e até mesmo uma aerodinâmica do quadro diferenciada para que as mulheres possam pedalar com saias.

Nesse sentido, para você iniciante que quer uma bike para um passeio no parque, ir ao trabalho, dar uma volta com os amigos ou pedalar em ciclovias, aposte em uma bike urbana.

© Trek

2. Bikes de estrada

Se o seu pedal consistir em longas distâncias, será preciso uma bike com maior performance, afinal, nunca se sabe as condições de via que você vai encontrar por aí. Por isso, recomendamos que você adquira uma bike de estrada, a famosa speed.

Bikes de estrada são conhecidas por aguentarem trechos longos com mais desempenho. E a maior característica que possuem é um pneu mais estreito, justamente porque são projetadas para pessoas que prezam por maior velocidade, enquanto pedalam.

© Trek

Contudo, se for comprar uma bike desse tipo é importante se atentar à geometria do quadro da bicicleta, visto que este se alinha a cada especificidade de estatura. O que queremos dizer é que se você está buscando bikes de maior desempenho, precisará de uma bicicleta com um quadro que propicie alcançar longas distâncias com maior conforto.

Outras bikes de estrada já são voltadas para competições visando velocidade, logo, o quadro não terá uma anatomia tão confortável assim, além de serem difíceis de conduzir. Então, tenha sempre em mente quais os seus objetivos com o pedal.

 3. Mountain bike

Uma bike urbana é capaz de te levar a distâncias curtas para passeio e lazer, enquanto uma bike de estrada, embora possua um desempenho maior, tende a ser mais difícil de guiar. Por esses motivos, geralmente, as mountain bikes são as mais recomendadas enquanto bikes para iniciantes.

© Trek

As mountain bikes são mais estáveis e muito, mas muito versáteis. Afinal, com elas é possível encarar diferentes especificidades de terrenos, dos mais arenosos aos que apresentam maior sinuosidade.

O que caracteriza as mountain bikes são as suspensões, as quais podem ser full suspension ou somente dianteira. Diferente das bikes de estrada, as MTB possuem pneus muito largos, ampliando a aderência com o terreno.

É certo que elas são projetadas visando o pedal em vias mais arenosas, mas devido ao alto desempenho se dão super bem até mesmo em terrenos asfaltados. E fica a dica, se você não quer uma bike só para passeio ou para ir ao trabalho, mas também para fazer trilhas e pequenas viagens, utilizar uma MTB é uma ótima opção.

Ao escolher uma Mountain Bike como a sua primeira bicicleta, certamente você não contará com o conforto de uma bicicleta urbana, tampouco com a alta velocidade de uma bicicleta de estrada, mas conseguirá chegar aonde quiser – de passeios urbanos a trilhas.

Por isso, mesmo que o seu uso seja em pistas asfaltadas, uma mountain bike pode ser a melhor opção, atendendo perfeitamente às suas necessidades.

Parceria: https://brciclismo.com.br/

© Trek