Dubai quer se tornar uma “cidade de 20 minutos”.

O objetivo é que 80% dos moradores da cidade se desloquem para o trabalho a pé ou de bicicleta. O projeto está atualmente em fase de pesquisa e desenvolvimento. Alinhada com essa iniciativa, a LOOP é uma rodovia de 93 quilômetros de extensão que visa incentivar os moradores de Dubai a optar por um meio de transporte saudável. A estrutura oferece um ambiente climatizado durante todo o ano para fazer da caminhada ou da bicicleta o meio de transporte preferido na cidade.

© Cortesia URB

“Nosso objetivo é reprojetar a futura infraestrutura de mobilidade em Dubai, para que se torne mais do que um sistema de transporte sustentável. Pensar essas infraestruturas tanto como espaços para as pessoas, quanto para vários serviços de lazer e comunidade. Este tipo de infraestrutura deve ser um meio de transporte sustentável agradável, independentemente das condições meteorológicas”, disse Baharash Bagherian, CEO da URB, desenvolvedora de cidades sustentáveis e autora do projeto de Dubai.

© Cortesia URB

Objetivo Nobre

Um antídoto à cultura motorizada. O projeto visa reduzir a dependência do carro, oferecendo alternativas para caminhadas e ciclismo, integrando comodidades essenciais em seu design. Esta seria uma mudança significativa na infraestrutura de Dubai, uma cidade centrada no carro construída por meio de um processo de rápida urbanização. Além do clima controlado, a estrutura também está planejada para abrigar diversas atividades interligadas, como fazendas verticais para segurança alimentar, parques e áreas de lazer, diversas comodidades e oportunidades de empreendedorismo.

© Cortesia URB

O projeto é ousado. Dubai pretende se tornar uma cidade de 20 minutos, onde os moradores podem acessar destinos em 20 minutos a pé ou de bicicleta. A iniciativa está contemplada em sua estratégia de plano diretor urbano de mobilidade urbana para 2040. A LOOP está alinhada com essa ambição, pois visa proporcionar melhor conectividade e instalações compartilhadas para os bairros. O projeto também pretende utilizar energia cinética como fonte de energia renovável. Os sistemas de irrigação também estão planejados para funcionar com água de reuso para reduzir o uso de recursos.

E não fica por isso, recentemente a URB divulgou planos para desenvolver o maior destino de agroturismo em Dubai, um plano diretor que pretende garantir segurança alimentar à comunidade local, criar novos empregos e restaurar terras danificadas e poluídas.

O mesmo escritório, com sede no Dubai Design District, também visa criar a cidade mais sustentável da África do Sul e desenvolver ainda mais a infraestrutura de Dubai, projetando um distrito para inovação, pesquisa e desenvolvimento.

© Cortesia URB
© Cortesia URB