Ciclismo na UE

A declaração é considerada uma “bússola estratégica para políticas existentes e futuras” e consiste em 36 compromissos destinados a impulsionar as bicicletas.

Estas incluem a promoção da bicicleta como um meio de transporte saudável, a formação específica em bicicleta para crianças e grupos vulneráveis, o aumento das infraestruturas seguras, a integração do carregamento de bicicletas elétricas no planejamento urbano, a melhoria do estacionamento para bicicletas e o reforço do recolhimento de dados sobre ciclismo.

A CEO da Federação Europeia de Ciclistas (ECF), Jill Warren, afirma que a mudança é “um marco importante para o ciclismo”.

“Estamos muito satisfeitos por a declaração refletir muitas das defesas e exigências políticas de longa data da ECF destinadas a aumentar e melhorar a utilização da bicicleta na Europa, tais como a criação de mais e melhores infraestruturas cicláveis ​​e o incentivo à mobilidade inclusiva e acessível.” 

A adoção da Declaração Europeia sobre o Ciclismo surge na sequência de uma série de medidas positivas que a Europa tomou em relação às bicicletas nos últimos anos.

Em 2021, 28 nações europeias reuniram-se para formar o Plano Diretor Pan-Europeu para a Promoção do Ciclismo, num esforço para duplicar a quantidade de utilização de bicicleta em todo o continente.

Em fevereiro deste ano, a Comissão Europeia adoptou uma resolução com esse mesmo objetivo e para pressionar para que a bicicleta seja “reconhecida como um meio de transporte de pleno direito”.

A Declaração Europeia de Ciclismo é a iniciativa de bicicleta mais ambiciosa da Comissão até à data, de acordo com uma declaração conjunta da Federação Europeia de Ciclistas, da Cycling Industries Europe e da Confederação da Indústria Europeia de Bicicletas.

Leia a declaração aqui: https://transport.ec.europa.eu/system/files/2023-10/MOVE_European_Declaration_on_Cycling_0.pdf

Fonte