Yamaha fala em expansão na categoria de bicicletas elétricas

O colunista da revista cyclingindustry.news, Mark Sutton, entrevistou Altino Lourenco, Brand marketer da Yamanha. O assunto é o seu novo sistema PW-X3. O Executivo fala sobre como mover o apelo do OEM em um equipamento com uma oferta menor e mais robusta.

Vamos a entrevista:

Para aqueles que ainda não testaram um sistema Yamaha, quais são os USPs do hardware em comparação com outras marcas e onde você se posiciona em termos de custo? 

Contamos com quase 30 anos de experiência na fabricação de Sistemas eBike. Isso se traduz em um know-how incomparável no processo de criação de hardware confiável com uma sensação de assistência natural, mas distinta.

© Yamaha Divulgação

O fornecimento de mercadorias é uma questão urgente para a indústria de bicicletas – como a Yamaha está lidando com gargalos sem precedentes?

Temos relacionamentos de longa data com vários fornecedores de materiais e, neste caso, ajudou o fato de termos planejado com antecedência o que continua a ser uma grave escassez. O fato de que a Yamaha controla as principais partes do processo de fabricação internamente ajuda a minimizar os problemas de suprimento que estão sendo sentidos de forma muito mais ampla.

Em termos de software, a tecnologia da Yamaha é boa para ler trilhas. O que está acontecendo dentro do motor quando o piloto encontra colinas, vento e novo terreno?

Para ser preciso, sempre foi o piloto que está lendo a trilha. Nosso sistema é adaptado para trabalhar em unidade com o piloto, criando uma sensação natural de assistência. Para fazer isso, os sinais de entrada do piloto são capturados e monitorados pela tecnologia de sensor Yamaha. O software do sistema executa uma série de algoritmos, combinando esses sinais externos com parâmetros predefinidos para gerar comandos que controlam as características de entrega de energia da unidade de acionamento. A velocidade de detecção e computação é alcançada por um projeto mecânico que cria a resposta rápida pela qual nossos sistemas são conhecidos.

© Yamaha Divulgação

No passado, os OEMs buscavam sistemas menores e mais leves. Essa ainda é a principal demanda ou as marcas agora estão fazendo outras solicitações aos seus engenheiros?

Uma experiência agradável de pilotar na eBike continuará sendo o objetivo final, independentemente das adaptações físicas desejadas. É claro que nosso sistema mais recente reduziu uma pegada de 20% na geração anterior, o que abre vantagens de design e peso para o fabricante que especifica nosso sistema.

Para o novo PW-X3, a Yamaha colaborou para dar ao consumidor a escolha de suas opções de exibição preferidas. Explique-nos as razões para isso e as alterações que podem ser feitas para o motociclista:

O ciclismo é apreciado por uma grande variedade de pessoas. Ao escolher uma bicicleta equipada com nossa nova “Interface X”, os pilotos têm acesso à conectividade Bluetooth e ANT +, o que lhes dá mais liberdade para combinar a experiência do usuário com suas próprias preferências pessoais, preservando a confiança em um sistema que funcionará gratuitamente de falhas. Pode optar por conduzir apenas com o telecomando minimalista e ecrã LED, que lhe dá informações essenciais, como modo de assistência e nível da bateria, ou pode emparelhar o sistema com o seu smartphone ou com um computador de bicicleta compatível à sua escolha. A experiência do usuário é, portanto, adaptada ao passageiro e achamos que os consumidores apreciarão ter essa flexibilidade.

© Yamaha Divulgação

Além dos motores off-road, a Yamaha também oferece opções de cidade. Quais são as principais conclusões sobre o seu motor para marcas que constroem bicicletas aqui?

As e-Bikes são uma solução de mobilidade urbana altamente conveniente. Uma bicicleta equipada com nossa unidade PWseries CE pode oferecer um passeio natural e agradável com potência suficiente para enfrentar inclinações urbanas. Esta unidade também oferece nosso exclusivo Modo de Assistência Automática, lidando rapidamente com as constantes mudanças nas condições de pilotagem – pense naqueles passeios contra o vento e constantes paradas e arranques nos semáforos.

Que tipo de apoio você tem na Europa, tanto para as marcas que transportam seus sistemas quanto para os revendedores de bicicletas que fazem a manutenção?

A Yamaha Motor Europe NV é representada por filiais e distribuidores em cada país da Europa. Por meio desses representantes, a Yamaha fornece serviços pós-venda, como treinamento, suporte técnico e peças de reposição para nossos parceiros OEM e suas redes de revendedores. Os clientes que precisarem entrar em contato direto com a Yamaha podem entrar em contato com esses representantes ou com os Centros de atendimento ao cliente para obter assistência no uso de e-Bikes com motor Yamaha.

© Yamaha Divulgação

A sustentabilidade é um grande tópico para a indústria agora. Que trabalho a Yamaha empreendeu para reduzir o seu impacto?

A Yamaha Motor oferece continuamente opções de mobilidade pessoal com pequenas pegadas ambientais e baixas emissões de CO2 ao longo de todo o ciclo de vida do produto, desde a aquisição de matéria-prima e fabricação até o uso e descarte. Rumo a uma sociedade neutra em carbono em 2050, a empresa continuará a oferecer um novo valor ao propor novas formas de mobilidade exclusivas da Yamaha Motor, além de suas motocicletas exclusivas.

Quais são os objetivos da Yamaha para o próximo ano?

Espere e veja, você ficará surpreso.

(Nota do editor: a Yamaha revelou esta semana uma joint venture com a gigante manufatureira da Índia Hero Cycles.)

Fonte