E-bike e E-MTB.
Você já tem uma?
Ou, está pensando em ter?

As bicicletas elétricas já marcaram seu território irrevogavelmente. Agora é a vez das E-MTBs. As elétricas de montanha estão gradualmente entrando no setor de ciclismo sem pausa aparente. Na Europa já viraram febre. Elas são uma excelente solução por muitos motivos: maior curtição com menos demanda, maior experiência de condução do que esforço, maiores distâncias e possíveis desafios, e infinitas razões que muitos negadores rejeitam como puro mountain bike. Seja como for, tanto as E-bikes, como as E-MTBs chegaram para ficar.

© Groove

Mas, talvez você já tenha ficado encucado com alguns termos relacionados com essa magrelas. Tipo Wh e W…Nm…assistência…

Então, vamos lá: veja 5 conceitos básicos para entender as características de uma bicicleta elétrica

Pedelec e seus derivados

Quando você ouve o PEDELEC, é isso mesmo: pedal e eletrônico se unem para formar esse anglicismo que significa “Ciclo elétrico do pedal”, ou seja, bicicleta com pedal elétrico ou com ajuda elétrica. Ou seja, bicicleta elétrica ou e-bike, não importa se é um e-MTB ou uma e-bike. Porém, muitas vezes é feita uma distinção entre PEDELEC e S-PEDELEC. A única diferença real é que o primeiro possui assistência elétrica de até 25 km/h e a potência máxima de seu motor é de 250W; enquanto o S-PEDELEC aumenta esses valores para 45 km/h e 500W.

© SenseBike

Wh e W

Um valor se refere à energia enquanto o outro se refere à capacidade da bateria .Como dissemos antes, o W assume a potência que o motor elétrico pode imprimir, medida em watts. Mas os watts/hora, ou seja, Wh, é a capacidade da bateria que alimenta esse motor. Existem e-MTB´s e e-bikes com modelos básicos de baterias com capacidade de 250Wh e outras com bateria dupla (geralmente uma delas auxilia conectada em uma espécie de bateria da bateria) que somam 1000Wh. Mas, embora com maior capacidade, mais alcance e resistência, também é maior o peso. Portanto, considere esse trinômio bem para decidir se você está pensando em comprar uma elétrica.

© SenseBike

Nm

Significa Newton/metro e é o torque, ou seja, a potência rotacional do motor usado para ajudar no seu pedal. Quanto maior o valor de Nm, mais ajuda você terá na cadência.

Assistência

Assistência não significa que você tenha ajuda na estrada, mas sim que há um ponto em que a bateria, o motor e tudo o mais começam a funcionar. Essa assistência pode ser ativada remotamente, portanto, e geralmente é ativada com o próprio pedal. Isso significa que, se você não pedalar, não haverá assistência. Mesmo se você quebrar a corrente, se você pedalar, a assistência o levará para casa. Mas se você parar de pedalar, a bicicleta deixará de ajudar e, com seu peso, você não poderá continuar se não estiver em declive. Esta assistência básica é estimada em cerca de 6 km/h.

© SenseBike

Transmissão

Isso é semelhante a outras bicicletas e mountain bikes. Uma transmissão consiste basicamente em um ou mais anéis de coroa dentada, várias coroas dentadas, uma corrente e um sistema de câmbio para ajustar esses níveis. Dependendo do desenvolvimento escolhido, você pode ir mais rápido ou menos, mas quanto mais rápido, haverá mais demanda física e dureza. Nos últimos anos surgiram conjuntos específicos para e-MTB, como o SRAM EX1 específico para mountain bike elétrica, com um cassete de 8 coroas (11-48).

Baseado no texto de Germán M. Porcel
BRUJULABIKE