Como cuidar da sua bike sem descuidar do meio ambiente?

Como cuidar da sua bike sem descuidar do meio ambiente

Bicicleta e meio ambiente?

Cuidar da sua bike sem prejudicar o planeta fica mais fácil com os produtos e técnicas corretas de limpeza.

Eficiente, simples de usar e de manter e, acima de tudo, movida a “arroz-feijão”, a bicicleta certamente é uma das maiores aliadas do meio-ambiente. Afinal, com ela nós podemos nos transportar e nos divertir com um impacto ambiental relativamente baixo.

Mas, na hora de limpar e cuidar da sua magrela, usar produtos e técnicas inadequadas podem jogar diversos pontos positivos da bike pelo ralo, literalmente – o que pode prejudicar ainda mais o meio ambiente. 

Por isso, confira a seguir algumas dicas para prolongar a vida da sua bicicleta e, ao mesmo tempo, ter mais respeito e cuidado pelo planeta.

1. Limpe o que precisa ser limpo

Manter a bicicleta limpa e bem lubrificada é o primeiro passo para prolongar sua vida útil. Mas, isso não quer dizer que você precise lavar a bicicleta com frequência. Isso porque, esta regra aplica-se apenas para componentes como a corrente, engrenagens em geral, e também para as suspensões e canotes retráteis.

Por isso, ao chegar de um pedal, dê uma boa olhada para sua bike e decida se vale a pena ou não lavá-la. Caso negativo, tire a sujeira das suspensões com um pano, limpe a relação com um produto biodegradável.

Alguns exemplos são produtos da marca brasileira Algoo, como o desengraxante Power Citrus da Algoo, que é 100% biodegradável. Aplique na sua bike diluído em água e ela já está pronta para rodar novamente.

2. Economize água

Se for lavar a bike, use mais o balde e menos a mangueira. Uma boa dica é encher um balde com água e, dentro dele, diluir produtos biodegradáveis como o Shampoo Algoo Lava Bikes, indicado para a limpeza de quadros, rodas, pneus e guidão.

-Coloque água em um outro balde e use-o apenas para limpar a esponja e a escova grande que você vai usar para lavar a bicicleta.

-Comece o trabalho pela relação da bike, que pode ser limpa sem água, com desengraxantes como o Algoo Cítrico.

-Depois, mergulhe a esponja no balde com produto de limpeza e use-a para limpar a bicicleta. A dica é começar pela bike, que costuma ficar menos suja do que as rodas e os pneus.

-Com a bicicleta lavada, use a escova grande e limpe as rodas e os pneus. Esfregue-os com vigor para que eles fiquem bem limpos.

-Depois, mergulhe uma esponja em água limpa e use-a para retirar os produtos de limpeza da bicicleta.

-Se for usar uma mangueira para este passo, lembre-se de jamais jogar jatos fortes diretamente na bike. Além disso, vale a pena investir em um bico de mangueira com gatilho e fechamento.

-Deixe a bike secar por alguns instantes e, antes que ela fique completamente seca, use um pano limpo para retirar o que restou da água.

3. Depois de lavar, use um lubrificante biodegradável e fácil de limpar

Evite usar lubrificantes que não sejam feitos com óleos biodegradáveis, já que apenas algumas gotas do óleo “errado” podem contaminar centenas de litros de água – e aqui não precisamos nem explicar a importância deste bem para a nossa existência. Até mesmo por isso, todos os lubrificantes de corrente da Algoo não usam este tipo de produto.

Se o tempo estiver mais seco, uma boa opção é a Cera Premium com PTFE da Algoo, que além de não acumular sujeira é fácil de ser retirada, mesmo sem o uso de solventes mais fortes. O mesmo vale para o Lubrificante Úmido PTFE da Algoo, que além de ser biodegradável e juntar pouca sujeira, ainda resiste bem contra água, sendo indicado para pedais de longa duração.

Além disso, a marca também oferece selantes de pneus biodegradáveis. Além de evitarem os furos, eles não são agressivos ao meio ambiente, e também não atacam as rodas e os pneus da bicicleta, o que pode acontecer com produtos à base de amônia.

E você? Tem mais dicas para cuidar da bike e do planeta? Compartilhe elas com a gente nos comentários de nossas redes sociais!

Nos vemos nos pedais.