Ciclismo urbano

ciclismo urbano é a prática do pedal em meio à cidade. Em grandes centros urbanos, a bike se torna um escape ao trânsito e iniciantes e experientes no pedal se aventuram nas ciclofaixas em direção ao trabalho, parques e compromissos.

Favorecendo uma mobilidade mais limpa, saudável e sustentável, andar de bicicleta ainda reduz o estresse, promove relaxamento, melhora a qualidade do sono e retarda o envelhecimento, como indicam pesquisas!

Já considerado um esporte e rotina para muitos, confira 6 dicas essenciais para pedalar na cidade!

Respeite as leis de trânsito

Já dizia o ditado, a Lei existe para ser respeitada. No ciclismo urbano, a Lei prevalece, já que o contínuo contato com carros expõe o ciclista a riscos a todo o momento.

Assim como nos mais variados veículos, os ciclistas também possuem o direito de ir e vir e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) garante isso.

Como recomendação, estar inteirado sobre direitos e deveres no trânsito como o ciclista irá promover a harmonia e um trânsito mais seguro.

Dê preferência às ciclovias e ciclofaixas

Andar com prudência é a chave para uma rotina sem acidentes.

Protegida também pela Lei de Trânsito, a ciclovia é uma pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum e deve ser utilizada sempre que estiver presente na via.

Em locais sem ciclovias ou ciclofaixas, esteja atento(a) ao trânsito e pedale sempre no sentido do tráfego.

Direita sempre?

Saber qual faixa pedalar é uma das dicas mais valiosas quando falamos do ciclismo urbano, uma vez que a segurança do ciclista é a pauta.

Segundo a CNM (Confederação Nacional de Municípios), ciclistas podem circular tanto do lado direito quanto do esquerdo da via. Conforme o artigo 42, inciso IV:

[…] quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade.

Sim, nós sabemos que isso será uma surpresa para muitos ciclistas!

Sinalize seus movimentos

Como mais uma dica para evitar acidentes na prática de pedal na cidade, sinalizar seus movimentos dá visibilidade e noção ao motorista que estiver próximo a você.

Momentos em que o ciclista pode sinalizar

  • Virar à direita ou à esquerda
  • Obstáculos na estrada
  • Freada ou parada
  • Seguir em frente
  • Dar passagem

Atente-se aos veículos ao redor

Infelizmente, não são todas as vias do nosso país que possuem ciclovias ou ciclofaixas. Assim, é importante que a atenção do ciclista seja sempre triplicada.

Não tão comentado, mas tão grave como qualquer outro acidente, desastres relacionados à abertura de portas de carros nas ruas são mais comuns do que pensamos.

Para evitar esse tipo de situação, é necessário não só estar atento(a) aos veículos que estão em movimento na rua, mas aos que estão estacionando ou parados rentes às guias.

Pedale com a bike revisada

Por último, mas não menos importante, é a revisão da bike.

Pode parecer clichê, mas acidentes acontecem todos os dias por falta de fiscalização dos ciclistas em suas bicicletas.

Para o ciclismo urbano, é recomendada a revisão a cada seis meses. Nestas fiscalizações, o especialista irá conferir a lubrificação de corrente, regulagem de marcha e freio, tiragem do pé de vela, lubrificação do eixo central, testes de desempenho e muito mais.

E você, já revisou a bike este ano? Previna-se!

Ler também:

5 acessórios de inverno para pedalar no frio!

5 itens essenciais para evitar imprevistos no pedal!