fbpx
Início Destaque Shimano ABS

Shimano ABS

Gigante japonesa registra patente para freios ABS.

A Shimano sinaliza que quer dar uma reviravolta em toda a questão do ABS e registrou uma nova patente que reflete seu interesse neste sistema. Isso dá indícios de que a marca em breve lançará sua própria tecnologia para o sistema.

Freios ABS são amplamente utilizados em aviões, carros e caminhões. O conceito de freios ABS para bicicletas já existe há algum tempo, e ele foi feito visando as bicicletas elétricas. Empresas como a Bosch e a Blubrake têm sistemas em produção com esse diferencial. Freios ABS funcionam muito bem em bicicletas elétricas por causa da bateria colocada nesse modelo, já que esse sistema de freios precisa de uma fonte de energia.

Um sistema ABS é automatizado e usa sensores para gerenciar rapidamente as forças de frenagem aplicadas ao sistema de freios de um veículo, para impedir que ele trave e deslize, o que causa perda de tração. Ele foi projetado para ajudar a melhorar o controle de um veículo e diminuir as distâncias de parada em várias superfícies. Ao longo dos anos, os sistemas tornaram-se cada vez mais complexos e avançados. Em um sistema que funciona perfeitamente, o usuário pode aplicar os freios de qualquer veículo com a força que desejar, sem medo de perder a tração. Os sistemas para veículos de duas rodas também possuem sensores para avaliar a inclinação e se as rodas estão dentro ou fora do solo.

Shimano registra patente

A gigante japonesa, no fim do mês passado, anunciou seu registro de patente para freios ABS. Isso pode querer dizer que a marca em breve lançará sua própria tecnologia para o sistema. Em primeira instância, parece que o foco também é as bicicletas elétricas. Porém, o texto da empresa menciona bicicletas de todos os tipos; bicicletas de montanha, bicicletas cross e bicicletas de estrada, além de sistemas de acionamento de estilos diferentes, incluindo aplicações de acionamento por correia ou eixo. O sistema é mais complexo e com mais sensores. O texto da patente é simplesmente intitulado ‘Dispositivo de controle do freio e sistema de freio’, e diz que o produto será aplicado a “um veículo que pelo menos parcialmente use a força humana como motor principal para viajar e inclua veículos que auxiliam a força humana com energia elétrica”.

Para uma prevenção eficaz de derrapagem, o sistema ABS precisa saber a velocidade real da bicicleta em relação ao solo, e a patente alude a “informações de um ambiente de viagem” que, aparentemente, pode ser usado para medir isso. 

Também há menções de um dispositivo “configurado para emitir luz para uma superfície de estrada em movimento” e um receptor de luz correspondente, o LIDAR, que usa lasers para efeitos semelhantes, além de um GPS.

É possível que a Shimano esteja planejando usar dados de GPS para ajudar o sistema a decidir em que tipo de terreno a bicicleta está em um determinado momento, ajustando seu comportamento de acordo.

Coincidentemente, a Shimano também registrou recentemente uma patente para um rotor de freio que possui um dispositivo de geração de magnetismo que pode “detectar o estado rotacional de uma roda de bicicleta”. Este é mais um equipamento sensorial que pode ajudar na execução do sistema. 

Vamos esperar para ver o que a empresa planeja dessa vez!

A patente mostra o modelo acima, uma bicicleta elétrica. (Shimano via Free Patents Online)
Diagrama mostrando o sistema de freios da patente registrada. (Shimano via Free Patents Online)
Registro do requerimento de patente da Shimano.