Ciclsimo de ESTRADA

Esporte está rejuvenescendo

Novos nomes despontaram nos pódios do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada, realizado no fim de semana em Cascavel (PR), e o que ficou claro é que o esporte está rejuvenescendo. “Isso está acontecendo principalmente na Europa, onde há uma média de rejuvenescimento de cinco anos. Aqui no Brasil nós praticamente não tivemos novos ciclistas desde 2016, por isso a média de idade entre os brasileiros é uma das mais altas”, analisa Luiz Papillon, editor do site Pelote.

Ainda assim, segundo Luiz, no feminino é onde se pode sentir mais essa renovação. E quem melhor representa a nova turma de atletas na categoria é a campeã da prova de estrada, Ana Vitória Magalhães, a Tota, que competiu pela equipe basca Bizkaia Durango no último sábado. Pela idade, 22 anos, ela poderia ter disputado na Sub-23, que a própria venceu na temporada anterior, mas resolveu competir na Elite e terminou com o ouro.

© Alan Modesto/CBC

No masculino, o campeão da prova de resistência foi Caio Godoy que, apesar dos 28 anos de idade, está entre os mais jovens competidores, com uma diferença de uns dez anos de seus principais adversários, cuja maioria já passou dos 35. O atleta da Swift Carbon Pro Cycling levou um tombo e precisou trocar de bike, mas recuperou o prejuízo na subida final quando atacou e garantiu o primeiro lugar.

Na prova de contrarrelógio, que aconteceu na sexta-feira, também houve surpresa no masculino, com Diego de Jesus Mendes, da Pedalli Bike Store/Siqueira Pró Tech, superando os favoritos e ficando com o ouro. Já no feminino, Ana Paula Polegatch, da Indaiatuba Cycling Team, venceu pela terceira vez consecutiva, confirmando o favoritismo. Mas atenção ao campeão do Sub-23, Pedro Leme, de 22 anos, que ganhou também na resistência, no domingo, e promete ser um dos grandes nomes da modalidade.

“Com esse rejuvenescimento, as provas tendem a ficar mais competitivas porque o jovem é mais atirado, ele não aceita tanto o comando da equipe”, avalia Luiz Papillon, que considerou a competição em Cascavel mais seletiva e mais técnica do que de costume no Brasil. O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada soma pontos para o ranking nacional e para a classificação olímpica.

Leia mais: https://rebrand.ly/brasileiroestrada

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike