“Nesses projetos, as bikes ficam à mão e decoram ao mesmo tempo”


As bicicletas fazem parte da rotina de muita gente hoje em dia. E, mais do que um meio de transporte, elas também são símbolos de um estilo de vida saudável e despojado. Assim, passaram a fazer parte da decoração da casa de quem é apaixonado por bike. Além de garantirem mais personalidade aos espaços, adicionam um toque urbano ao décor. Veja como alguns profissionais criaram ambientes criativos e elegantes com bicicletas na seleção que preparamos logo abaixo.

53 m², mas com espaço para a bike

Em um apartamento pequeno, onde cada canto precisa ser aproveitado, em qual lugar colocar a bicicleta era a principal dúvida do jovem morador. Assim, ela ganhou destaque na parede da sala e o problema foi resolvido com estilo! Projeto do SP Estudio.

Parte do décor do living

A família que mora nesta casa, no Rio de Janeiro, é formada por um casal com dois filhos pré-adolescentes, tem uma vida ativa e adora pedalar. Por isso, as bikes foram assumidas no décor. Acomodadas no living, elas ficaram lindas e práticas para o dia a dia. Quem assina o projeto é o escritório Roberta Moura+Paula Faria.

Lar de atleta

A proprietária deste apartamento de 200 m², no Rio de Janeiro, queria ter um lugar especial dentro de casa para colocar duas bicicletas e os equipamentos utilizados em sua atividade como triatleta. O lugar escolhido foi o hall de entrada e as bikes ficaram integradas ao projeto. O resultado é um ambiente moderno e descolado, que também leva a assinatura do escritório Roberta Moura+Paula Faria.

Clima de relax


Os moradores deste apartamento de 80 m², em São Paulo, assinado pela arquiteta Juliana Camargo, queriam ter uma área de convivência mais ampla e um espaço específico para guardar duas bicicletas. Assim, a varanda foi integrada à área social e ganhou um formato de caixa, onde foram instaladas as bikes e a rede, criando um clima descontraído.

Vibe urbana

Neste apartamento que valoriza a vista do skyline de São Paulo, a decoração reflete o espírito do jovem morador. Para criar uma atmosfera despojada e urbana, as peças do mobiliário são descoladas e a bicicleta é uma delas. Ela fica estacionada no living, sempre a postos para dar uma volta pela cidade. Projeto do escritório BZP Arquitetura.

Espaço para três

O visual clássico e layout deste apartamento antigo ficou para trás depois da reforma, que remodelou o estar, jantar e cozinha, integrando-os com a varanda. Os antigos forros de gesso e madeira foram removidos para aumentar o pé-direito de toda a área. A intervenção foi intensa, porém necessária para garantir a estética e deixar aparentes as tubulações elétricas. Sobrou espaço até para as bikes do morador, que ficaram à mostra.

Destaque na sala

Assinado pela arquiteta Roberta Banqueri, este apartamento onde o azul predomina na decoração ganhou um toque especial: a bike reina na sala ao lado da TV. Por aí já dá para perceber a paixão da moradora pelas duas rodas. Ela, aliás, tem outra bicicleta em seu quarto. Apoiada em um suporte específico, ela fica longe do chão e sempre pronta para dar uma volta pela cidade.

Embaixo da escada

Se não há muito espaço em casa, mas existe escada, uma boa ideia é aproveitar o vão. Neste ambiente, as bicicletas dos moradores foram presas pelas rodas na estrutura que fica embaixo da escada. Assim, o piso fica livre para a circulação e o ambiente organizado. 

Na varanda

Neste apartamento pequeno, a bicicleta foi parar na varanda. Para que ela ficasse bem instalada ali, os arquitetos enveloparam o espaço com painéis de madeira, que além de criarem uma atmosfera aconchegante, serviram de estrutura para sustentar a bike. Bem charmoso!

Protagonistas no estúdio

Mesmo com pouco espaço foi possível colocar as bicicletas como protagonistas neste pequeno estúdio de cores claras. Mais uma vez o painel de madeira serviu de estrutura e já se transformou em suporte para expor as bikes dos moradores, uma acima e outra abaixo. O resultado é uma decoração jovem e urbana.

Em um canto, com charme

Se você não quer furar a parede para prender um suporte, é possível estacionar a bicicleta  em um canto da sala. Mas, não de qualquer jeito. Aqui, ela preenche o espaço que a estante suspensa deixa livre. Como a bike de cestinha tem um ar vintage, assim como os objetos e o mobiliário, a composição ficou ainda mais charmosa. 

Visual clássico

Ao contrário das propostas anteriores, neste projeto da arquiteta Claudia Xavier as bicicletas foram inseridas em um ambiente de visual clássico, com cores e linhas sóbrias. A madeira predomina no projeto, tanto no piso, quanto nos móveis, e as bikes, que seguem o visual elegante das outras peças, foram apoiadas perto da janela, coberta com cortinas de tecido leve. Uma cena bem poética!

Fonte da matéria