Projeto de lei em Porto Alegre busca democratizar pistas de skate para prática de esportes radicais em geral

Na última semana começou a tramitar, na Câmara Municipal de Porto Alegre, um projeto de lei que libera as pistas públicas de skate para a prática de outras modalidades de esportes radicais de pista. A proposta surgiu após o recente e injustificável caso de agressão da Guarda Municipal a um ciclista de BMX.

No episódio em questão, Vinícius de Barros foi detido, atingido por um disparo de taser e algemado. Além de ter a bicicleta apreendida e ser levado a uma delegacia de Polícia, de onde acabou liberado pela Polícia Civil. A abordagem indevida teria ocorrido após o atleta utilizar, com uma bicicleta, a pista de skate da orla do Guaíba – o que não é permitido pela municipalidade.

Apesar de ser apenas um projeto de lei, o debate e a intenção de mudar esta realidade são urgentes, uma vez que a segregação de uso, entre as modalidades de esportes radicais, é negativa para toda a sociedade. Imaginem um pump track com proibição de uso por skatistas e patinadores! Ciclista nenhum defenderia isso.

Em São Paulo, desde o ano passado tramita um projeto de lei de autoria da cicloativista Renata Falzoni, padronizando o uso das pistas públicas para prática de esportes radicais e viabilizando o compartilhamento entre todas as modalidades. O BMX e todas as modalidades de pista necessitam de mais incentivos e espaços para sua prática – e não de repressão e proibição.

Veja mais: https://bit.ly/PLPoa

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike